Nas profundidades: os limiares entre a memória e o esquecimento

Luise Weiss

Resumo


O texto trata de um relato de pesquisa artístico, no qual a questão das camadas, das superfícies, as diferentes sobreposições de imagens, ora surgem, ora quase desaparecem. As texturas de origem orgânica, vegetais ou madeiras, tornam-se matrizes para desenhos, gravuras e, finalmente, ressurgem nas fotografias. A questão primordial se coloca: o que as camadas sobrepostas revelam? A hipótese é que se pode pensar nos limites entre o desaparecimento e o aparecimento; limites entre a vida e a morte, nas imagens. 

Abstract

It is a topic of artistic research, that is, the surfaces, surfaces, as on images of images, now appear, now almost disappear. Textures of biological origin, vegetables or woods, matrices for drawings, for engravings and, finally, resurge in the photographs. The primordial question arises: what do the overlapping layers reveal? The boundaries between disappearance and appearance; between a life and a death, in the images.

Resumen

El texto trata de un relato de investigación artístico, en el cual la cuestión de las capas, de las superficies, las diferentes superposiciones de imágenes, ora surgen, casi desaparecen. Las texturas de origen orgánico, vegetales o maderas, se convierten en matrices para dibujos, grabados y, finalmente, resurgen en las fotografías. La cuestión primordial se plantea: ¿qué revelan las capas superpuestas? La hipótesis es que se puede pensar en los límites entre la desaparición y la aparición; límites entre la vida y la muerte, en las imágenes.



Palavras-chave


foto-montagens; sobreposições;frottagem; memória; esquecimento.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUDRILLARD, Jean. A Arte da Desaparição. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, Núcleo de Tecnologia da Imagem, 1997.

__________________. A Troca Impossível. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2002. BLANCHOT, Maurice. A Conversa Infinita. A Experiência Limite. São Paulo: Ed. Escuta, 2007.

CAMPOS, Haroldo. Qohélet = O-que-sabe: Eclesiastes: poema sapiencial. São Paulo: Perspectiva, 1990.

DERRIDA, Jacques. Demeure. Maurice Blanchot. Paris: Galilée, 1998.

DIDI-HUBERMAN. Cascas. São Paulo: Editora 34, 2017.

_______________. Imagens Apesar de Tudo. Lisboa: KKYM, 2012.

_______________. Ser Crânio. Lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: Editora c/ Arte, 2009.

_______________. La ressamblance par contact. Paris: Les Éditions de Minuit, 2008. EICHENBERG, Fritz. The Art of the Print. Masterpieces, History, Techniques. New York: Harry N. Abrams, 1976.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração. Ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.

Imagens. Unicamp no 3 – Dez 1994. (Revista)

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La Mort. Paris: Flammarion France, 1977.

______________________.Pensar la Muerte. Falando de Cultura Economica, Buenos Aires: s/ed, 2006.

MAUREN, Veronique, RIBAUPIERRE, Claire. Le Corp Évanoui. Les Imagens Subites. Paris: Ed. Hazan, 1999.

SILVAN, Gérard, MINZELES, Henri. Yiddishland. Paris: Ed. Hazan, 1999. TODOROV, Tzvetan. Em Face do Extremo. Campinas: Papirus, 1995.

WEINRICH, Harald. Lete. Arte e Crítica do Esquecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.




DOI: https://doi.org/10.20396/rv.v4i6.2119

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Visuais



 
A Revista Visuais está licenciada com a Creative Commons. 

Rev. Visuais, Campinas, SP - ISSN - 2447-1313.