Apron e o solo movediço do real: correlações entre a instalação artística e a montagem fotográfica

Priscila Arantes Rampin

Resumo


Apron,  que significa pátio de aeronaves, é uma instalação na qual elementos visuais que contêm índices da linguagem técnica de uma determinada categoria de especialistas (a da aviação civil) são articulados com o ponto de vista do indivíduo comum. Parte-se da noção de que certos trechos, aparentemente estáveis da realidade,  podem insurgir imprevisivelmente como uma incógnita. A reflexão teórica sobre esse processo da percepção encontrou amparo na ideia do merveilleux postulada pelos integrantes do movimento surrealista. A apresentação em formato de instalação filiou-se às práticas da montagem fotográfica desse grupo.

Abstract

Apron, which stands for aircraft parking area, is an art installation which visual elements containing indexes of the technical language of a certain category of specialists (civil aviation) are articulated under the point of view of the general person. It starts from the notion that certain passages of reality, apparently stable, can unpredictably rise up as an unknown. The theoretical reflection on this perception process was supported by the idea of merveilleux postulated by the members of the surrealist movement. The presentation as an art installation was associated with the practices of the surrealist’s photomontage.

Resumen

Que es un patio de aeronaves, es una instalación en la cual elementos visuales que contienen índices del lenguaje técnico de una determinada categoría de especialistas (la de la aviación civil) se articulan con el punto de vista del individuo común. Se parte de la noción de que ciertos fragmentos, aparentemente estables de la realidad, pueden insurgir imprevisiblemente como una incógnita. La reflexión teórica sobre ese proceso de la percepción encontró amparo en la idea del merveilleux postulada por los integrantes del movimiento surrealista. La presentación en formato de instalación se afilió a las prácticas del montaje fotográfico de ese grupo.


Palavras-chave


Maravilhoso Surrealista; Instalação; Imagem; Cultura dos especialistas.

Texto completo:

PDF

Referências


ADES, Dawn. Photography and the surrealist text. In: KRAUSS, Rosalind; LIVINGSTON, Jane (orgs.). L’amour fou: photography and surrealism. New York: Abbeville Press, 1985, p. 155-192.

ANAC. Projeto de Aeródromos. Regulamento brasileiro de aviação civil. no. 154 Emenda no. 03. ANAC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2018.

ARAGON, Louis. O camponês de Paris. Tradução de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. O surrealimo. O último instantâneo da inteligência européia. In: Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas, volume 1. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BRETON, Andre. Manifestos do Surrealismo. Tradução de Sérgio Pachá. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2001.

CUNHA, Newton. Filosofia e surrealismo: a insuficiência da realidade. In: GUINSBURG, Jacob; LEIRNER, Scheila (orgs.). O surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.

revista visuais : :: no 6, v.4 ::: 2018

DEMO, Pedro. Epistemologia (2). Conhecimento Científico. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2018.

KRAUSS, Rosalind. Photography in the service of surrealism. In: KRAUSS, Rosalind; LIVINGSTON, Jane (orgs.). L’amour fou: photography and surrealism. New York: Abbeville Press, 1985, p.15-56.

MACHADO, Arlindo. Máquinas e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1996.

NADEAU, Maurice. História do Surrealismo. Tradução de Geraldo G. de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2008.

POYNOR, Rick. Documents of the marvelous. Eye Magazine, n. 65 v. 17. 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2018.

RAMPIN, Priscila. "O que é isso?": micronarrativas visuais para (des)organizar o mundo. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p. 2874-2885.

VINHOSA, Luciano. Fotoperformance em fotomontagem: entre ficcionalidade e ficção. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 25o, 2016, Porto Alegre. Anais do 25o Encontro da Anpap. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. p. 1019-1038.

WRIGHT, Stephen. Para um léxico dos usos. São Paulo: Edições Aurora, 2016.




DOI: https://doi.org/10.20396/rv.v4i6.2123

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Visuais



 
A Revista Visuais está licenciada com a Creative Commons. 

Rev. Visuais, Campinas, SP - ISSN - 2447-1313.