Nadir ou a pintura como pura sugestão

Bernardo Pinto de Almeida

Resumo


Na história da arte do século XX em Portugal, o nome de Nadir Afonso ascende, merecidamente, ao mais alto cume, e a passagem do tempo apenas o vem confirmando. Não apenas, e desde logo, por ter sido um dos pioneiros da arte abstracta feita entre nós, ao lado de Fernando Lanhas e de poucos mais, como sobretudo pela imensa originalidade do seu trabalho plástico. Ao que se deveria juntar também o reconhecimento internacional que, desde muito cedo, o seu trabalho mereceu, ao ser convidado a expor em Paris numa das galerias marcantes na divulgação das neo-vanguardas europeias da década de cinquenta, a célebre galeria Denise Renée. Ali Nadir expôs ao lado de outros destacados artistas internacionais como Victor Vasarely, Jacobsen, Dewasne ou Mortensen, quase todos associados à exposição-manifesto "Le Mouvement" de 1955.

Abstract

In the history of twentieth-century art in Portugal, the name of Nadir Afonso deservedly rises to the highest peak, and the passage of time has only confirmed it. Not only, and first of all, for being one of the pioneers of abstract art made among us, along with Fernando Lanhas and a few others, as above all by the immense originality of his plastic work. In addition, the international recognition that his work earned from his earliest days was invited to exhibit the famous Denise Renée gallery in Paris, one of the most important galleries in the European neo-avant-garde movement of the 1950s. Ali Nadir exhibited alongside other prominent international artists such as Victor Vasarely, Jacobsen, Dewasne or Mortensen, almost all associated with the 1955 exhibition-manifesto "Le Mouvement".

Resumen

En la historia del arte del siglo XX en Portugal, el nombre de Nadir Afonso asciende, con razón, la cumbre más alta, y el paso del tiempo sólo se ha confirmado. No sólo, y desde luego, por haber sido uno de los pioneros del arte abstracto hecho entre nosotros, al lado de Fernando Lanhas y de pocos más, como sobre todo por la inmensa originalidad de su trabajo plástico. A lo que se debe añadir también el reconocimiento internacional que desde muy temprano su trabajo mereció al ser invitado a exponer en París en una de las galerías marcadas en la divulgación de las neo-vanguardias europeas de la década de cincuenta, la célebre galería Denise Renée. Allí Nadir expuso al lado de otros destacados artistas internacionales como Victor Vasarely, Jacobsen, Dewasne o Mortensen, casi todos asociados a la exposición-manifiesto "Le Mouvement" de 1955.


Palavras-chave


Artes Visuais; Pintura; Nadir Afonso

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DOI: https://doi.org/10.20396/rv.v4i7.4151

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