Nadir Afonso, a arte de uma diáspora

Antonio Quadros Ferreira

Resumo


Desejamos propor, em Nadir Afonso, a arte como uma diáspora, um olhar mais actual e mais contemporâneo sobre a obra nadiriana numa perspectiva integrada das artes. A muito pouco tempo de se comemorar os cem anos do nascimento deste pintor português (em 4 de Dezembro de 2020), é já num registo de procura de conhecimento e de homenagem que o presente dossier se faz publicar, justamente, no Brasil.

Não é certamente inocente a escolha de Nadir para este dossier. Por duas imediatas razões: porque Nadir Afonso é um artista universal, para além de português, mas também porque Nadir conviveu e trabalhou no Brasil com Oscar Niemeyer entre 1951 e 1953. Esta passagem pelo Brasil, embora breve, acabaria por ser marcante e decisiva na diáspora e no caminho de Nadir.

Abstract

We wish to propose, in Nadir Afonso, art as a diaspora, a more contemporary and more contemporary look at the work of Nadiri in an integrated perspective of the arts. A very short time to commemorate the hundred years of the birth of this Portuguese painter (on December 4, 2020), it is already in a register of search for knowledge and homage that the present dossier is published, precisely, in Brazil.

It is certainly not innocent Nadir's choice for this dossier. For two immediate reasons: Nadir Afonso is a universal artist, besides Portuguese, but also because Nadir lived and worked in Brazil with Oscar Niemeyer between 1951 and 1953. This passage through Brazil, although brief, would turn out to be remarkable and decisive in the diaspora and in the way of Nadir.

Resumen

Deseamos proponer, en Nadir Afonso, el arte como una diáspora, una mirada más actual y más contemporánea sobre la obra nadiriana en una perspectiva integrada de las artes. A muy poco tiempo para celebrar el centenario del nacimiento de este pintor portugués (el 4 de diciembre, 2020), es ya una demanda de registro de conocimientos y el honor de que este expediente se hace publica precisamente en Brasil.

No es ciertamente inocente la elección de Nadir para este expediente. Por dos razones inmediatas: porque Nadir Afonso es un artista universal, además del portugués, pero también porque Nadir ha vivido y trabajado en Brasil con Oscar Niemeyer entre 1951 y 1953. Este viaje a Brasil, aunque sea breve, que eventualmente sería sorprendente y decisivo en diáspora y en el camino de Nadir.


Palavras-chave


Artes Visuais; Arquitetura; Pintura; Nadir Afonso

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DOI: https://doi.org/10.20396/rv.v4i7.4162

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