https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/issue/feed Revista Visuais 2019-11-28T23:49:33-03:00 Prof. Dr. Mauricius M. Farina rvisuais@unicamp.br Open Journal Systems <div>A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO A REVISTA VISUAIS ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO</div><div> </div><div>Informamos que a <strong>Revista Visuais mudou de plataforma</strong>, favor acessar a revista em:</div><div> </div><div><a title="Revista Visuais" href="https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/index">https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/index</a></div><div> </div> https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/article/view/4307 Una mirada al paisaje a través de la ventana 2019-11-28T23:25:50-03:00 Jose Victor Villalba Gómez josevictor.villalba@um.es <p>Neste artigo, mostramos uma linha de trabalho artístico do ponto de vista da conscientização e sustentabilidade ambiental, através do campo da pesquisa pictórica. Nesse sentido, apresentamos uma série de trabalhos com base em críticas ambientais, expondo a paisagem de fundo, de uma perspectiva artificial e humana, destacando fortes mudanças entre o natural e o não natural por meio de recursos como a parede ou a janela. Em relação a esse recurso, na janela, fazemos uma breve análise de alguns dos artistas que o trabalharam, artistas como: Andrew Wyeth, David Hockney, Antonio López, Manuel Avellaneda, entre outros. Na pesquisa pictórica e composicional, aparecem numerosas figuras retóricas que interpõem um constante diálogo conceitual e plástico. O trabalho mencionado foi exibido em duas exposições individuais, publicando um catálogo com o trabalho. Entre outros objetivos, o principal deste artigo é mostrar algumas reações mais significativas do espectador a algumas das criações. Como resultado, mostra-se que, entre a diversidade de visitantes, observam-se reações interessantes que interpretamos como reflexões óbvias que levam a uma abordagem do conceito inicial que surge, a transformação da paisagem representada através da pintura.</p><p>Resumen</p><p>En este artículo mostramos una línea de trabajo artístico desde el punto de vista de la concienciación y sostenibilidad medioambiental, a través del ámbito de la investigación pictórica. En este sentido presentamos una serie de obra con un trasfondo de crítica medioambiental, exponiendo el paisaje desde un segundo plano, desde una perspectiva artificial y humana, resaltando rotundos cambios entre lo natural y antinatural a través de recursos como el muro o la ventana. Respecto a este recurso, la ventana, hacemos un breve análisis de algunos de los artistas que lo han trabajado, artistas como: Andrew Wyeth, David Hockney, Antonio López, Manuel Avellaneda, entre otros. En la investigación pictórica y compositiva aparecen numerosas figuras retóricas que interponen un constante diálogo conceptual y plástico. El trabajo mencionado ha sido expuesto en dos exhibiciones individuales, editándose un catálogo con la obra. Entre otros objetivos, el principal de este artículo es mostrar algunas reacciones más significativas del espectador ante algunas de las creaciones. A modo de resultados se muestra que, entre la diversidad de los visitantes, se observan reacciones interesantes que interpretamos como evidentes reflexiones que conducen hacia un acercamiento al concepto inicial que se plantea, la transformación del paisaje representada a través de la pintura.</p><p>Abstract</p><p>In this article we show a line of artistic work from the point of view of environmental awareness and sustainability, through the field of pictorial research. In this sense, we present a series of works with a background of environmental criticism, exposing the landscape from the background, from an artificial and human perspective, highlighting strong changes between the natural and unnatural through resources such as the wall or the window. Regarding this resource, the window, we make a brief analysis of some of the artists who have worked it, artists such as: Andrew Wyeth, David Hockney, Antonio López, Manuel Avellaneda, among others. In the pictorial and compositional research numerous rhetorical figures appear that interpose a constant conceptual and plastic dialogue. The mentioned work has been exhibited in two individual exhibitions, publishing a catalog with the work. Among other objectives, the main one of this article is to show some more significant reactions of the viewer to some of the creations. As a result, it is shown that, among the diversity of visitors, interesting reactions are observed that we interpret as obvious reflections that lead to an approach to the initial concept that arises, the transformation of the landscape represented through painting.</p> 2019-10-16T09:27:26-03:00 Copyright (c) 2019 Jose Victor Villalba Gómez https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/article/view/4305 La acción creativa del activismo para una educación artística crítica y social 2019-11-28T23:31:53-03:00 Bibiana Soledad Sánchez-Arenas bibianasoledad.sanchez@um.es <p>Este artigo pretende fazer uma aproximação das práticas artísticas incluídas no neologismo do artivismo (arte + ativismo) e sua possível ligação com o contexto educacional durante a formação da Faculdade de Educação Infantil da Universidade de Múrcia. Sendo o objetivo geral, desenvolver a criatividade dos alunos em direção a uma ação crítica e social. Para isso, é utilizada a metodologia "Pesquisa baseada nas artes". O artista se torna pesquisador / mediador / facilitador / professor, e o artivismo é uma ferramenta ideal para a comunidade educacional se expressar por meio de narrativas artísticas contemporâneas, como instalação e vídeo arte. Favoreceu isso, a aquisição de habilidades sociais e cívicas, promovendo a reflexão crítica e criativa nos alunos; e a recuperação da comunicação entre arte e o público em geral, vinculando arte e vida, quebrando os papéis tradicionais no campo acadêmico.</p><p>Resumen</p><p>El presente artículo tiene la intención de realizar una aproximación sobre las prácticas artísticas recogidas dentro del neologismo artivismo (arte + activismo) y su posible vinculación con el contexto educativo durante la formación del profesorado de Educación Infantil de la Universidad de Murcia. Siendo el objetivo general, desarrollar la creatividad del alumnado hacía una acción crítica y social. Para ello, se utiliza la metodología ‘Investigación basada en las Artes’. El artista se convierte en investigador/mediador/facilitador/docente, y el artivismo en una herramienta idónea para que la comunidad educativa se exprese a través de narrativas artísticas contemporáneas como la instalación y el videoarte. Favorecido ello, la adquisición de competencias sociales y cívicas, al promover la reflexión crítica y creativa en el alumnado; y la recuperación de la comunicación entre el arte y el público en general, uniendo arte y vida, al romper los roles tradicionales dentro del ámbito académico.</p><p>Abstract</p>This article intends to carry out an approximation of the artistic practices included in the artivism neologism (art + activism) and its possible link with the educational context during the formation of the Infant Education teachers of the University of Murcia. Being the general objective, develop the creativity of the students towards a critical and social action. For this, the methodology ‘Research based on the Arts’ is used. The artist becomes a researcher / mediator / facilitator / teacher, and artivism is an ideal tool for the educational community to express itself through contemporary artistic narratives such as installation and video art. Favored this, the acquisition of social and civic skills, by promoting critical and creative reflection in students; and the recovery of communication between art and the general public, linking art and life, by breaking traditional roles within the academic field.<p> </p><p> </p> 2019-10-16T09:27:27-03:00 Copyright (c) 2019 Bibiana Soledad Sánchez-Arenas https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/article/view/4306 El azar en el proceso creativo fotográfico. La narrativa fotográfica en imágenes inesperadas 2019-11-28T23:33:30-03:00 Alfredo José Ramón Verdú alfredoramon@um.es <p>Este ensaio é essencialmente sobre a teorização do processo criativo que o artista realiza enquanto compõe as narrativas nas imagens fotográficas, sem planejamento prévio. Tomando como ponto de partida a chance e a vocação artística dentro da arte da ação, são descritas as circunstâncias em que um procedimento de ação foi realizado, para obter resultados narrativos através da fotografia, dando sentido ao que foi encontrado, relacionando o inesperado com a imaginação e com as histórias subjacentes nas imagens. A pesquisa artística levantada enfoca a experiência e a reflexão sobre o processo criativo a partir de imagens inesperadas, estranhas, a priori, a qualquer conexão com o artista.</p><p>Resumen</p><p>Este ensayo trata esencialmente sobre la teorización del proceso creativo que realiza el artista mientras compone las narrativas en las imágenes fotográficas, sin que exista una planificación previa. Tomando como punto de partida el azar, y la vocación artística dentro del arte de acción, se describen las circunstancias en las que se ha llevado a cabo un procedimiento de actuación, para obtener unos resultados narrativos mediante la fotografía, dándole significado a lo encontrado, relacionando lo inesperado con la imaginación y con las historias subyacentes en las imágenes. La investigación artística planteada se centra en la vivencia, y en la reflexión sobre el proceso creativo basado en las imágenes inesperadas, ajenas, a priori, a cualquier conexión con el artista.</p><p>Abstract</p><p>This essay is essentially about the theorizing of the creative process that the artist performs while composing the narratives in the photographic images, without prior planning. Taking as a starting point the chance, and the artistic vocation within the art of action, the circumstances in which an action procedure has been carried out are described, to obtain narrative results through photography, giving meaning to what was found, relating the unexpected with the imagination and with the underlying stories in the images. The artistic research raised focuses on the experience, and the reflection on the creative process based on unexpected images, foreign, a priori, to any connection with the artist.</p> 2019-07-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2019 Alfredo José Ramón Verdú https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/article/view/4098 A sobrevivência do caos ou ensaio sobre a forma do caos 2019-11-28T23:45:57-03:00 Maria Fernanda Bonfante Rosalem mafe.bon@gmail.com <p>A representação de fenômenos mobilizados por processos da natureza é recorrente nas mais diversas linguagens das artes visuais ao longo das narrativas da história da arte. Neste artigo partimos da interpretação do fenômeno do caos para motivarmos uma apresentação de parte da obra <em>In a given situation</em> (2010-2016), do artista Francis Alÿs, exibida durante a 32a Bienal de São Paulo (2016). São mobilizados a partir da fenomenologia da percepção, aspectos históricos dos estudos sobre o caos, bem como análises do processo criativo do artista. Delimitaremos uma proposta de percepção acerca da sobrevivência e retenção de possíveis formas na arte relacionadas historicamente com a ideia do caos, da catástrofe, da destruição.</p><p>Abstract</p><p>The representation of phenomenona mobilized by nature processes is apellant at the most diverse artisticalmanifestations over the art history narratives. In this article we start from the chaos interpretation to motivate apresentation from part of the work made by Francis Alÿs, "<em>In a given</em><em> </em><em>situation" </em>(2010-2016), exhibited at the 32thBiennial of São Paulo (2016). Historical aspects from chaos studies are mobilized by perception phenomenology, aswell as the creative processes from the artist. We bound a propose around some kind of a survival and retention ofposible forms in arts related historically with the chaos idea, catastrophe, destruction.</p><p>Resumen</p><p>A representação de fenômenos mobilizados por processos da natureza é recorrente nas mais diversas linguagens das artes visuais ao longo das narrativas da historia da arte. Neste artigo partimos da interpretação do fenômeno do caos for motivarmos uma apresentação de parte da obra En una situación dada (2010-2016), el artista Francis Alÿs, exibida durante una 32a Bienal de São Paulo (2016). São movilizados a partir de la fenomenología de la percepción, aspectos históricos de los estudios sobre los caos, como análisis de procesos críticos del artista. Delimitaremos una propuesta de percepción acerca de la supervivencia y la retención de posibles formas de arte relacionadas históricamente con una idea del caos, la catástrofe, la destrucción.</p> 2019-10-16T09:27:28-03:00 Copyright (c) 2019 Revista Visuais https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/article/view/4238 O /im/possível como coeficiente artístico 2019-11-28T23:47:48-03:00 Roberta Stubs robertastubs@gmail.com <p>Este texto é um grito de resistência que pensa a coextensividade entre o coeficiente artístico e o coeficiente vida enquanto produção de mundos. Recorro a Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Jacques Rancière, Marcel Duchamp e François Soulages para pensar a arte, e a imagem fotográfica mais especificamente, enquanto ficção ética-estética-política. Num convite para inventar no mundo outras suavidades/sensibilidades, entendo a ficção como exercício político para desmistificar as verdades absolutas que crivam nosso corpo e a própria realidade. Num contexto de esvaziamento de nossa capacidade imaginativa, a ficção se torna ferramenta que reativa em nosso corpo/subjetividade fluxos crítico-inventivos. É nesse sentido que apostamos no /im/possível como forma de ultrapassar um aparente esgotamento do presente e resignificar a vida. Valendo-me de alguns trabalhos autorais, exploro a ideia de que em terreno de ficção o tempo ganha várias camadas, o presente se expande no encontro do passado com o futuro, e a realidade se desdobra em múltiplos e vastos mundos.</p><p>Abstract</p><p><span lang="EN-US">This text is a shout of resistance that thinks the coextensivity between the artistic coefficient and the life coefficient as a production of worlds. I appeal to Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michel Foucault, Jacques Rancière, Marcel Duchamp, and François Soulages to think about art, and the photographic image more specifically, </span>as ethical-aesthetic-political fiction. In an invitation to invent other softness / sensibilities in the world, I understand fiction as a political exercise to demystify the absolute truths that crop our body and reality itself. In a context of emptying of our imaginative capacity, fiction becomes a tool that reactivates in our body / subjectivity critical-inventive flows. It is inthis sense that we bet on /im/possible as a way of overcoming an apparent exhaustion of the present and resignifying life. Drawing on some of my works, I explore the idea that on the ground of fiction, time gains several layers, the present expands in the encounter of thepast with the future, and reality unfolds in multiple and vast worlds.</p><p>Resumen</p><p>Este texto es un grito de resistencia que piensa en la coextensión entre el coeficiente artístico y el coeficiente de vida como producción de mundos. Me dirijo a Gilles Deleuze, Felix Guattari, Michel Foucault, Jacques Rancière, Marcel Duchamp y François Soulages para pensar en el arte, y una imagen fotográfica más específica como ficción ética-estética-política. En una invitación a inventar en el mundo otras suavidades / sensibilidades, entiendo una ficción como ejercicio político para desmitificar como verdades absolutas que acertan nuestro cuerpo y la realidad misma. En un contexto de vaciar nuestra capacidad imaginativa, la ficción se convierte en una herramienta que reactiva los flujos críticos-inventivos en nuestro cuerpo / subjetividad. Es en este sentido que apostamos por / im / possible como una forma de superar un aparente agotamiento del presente y replantear la vida. Basándome en algunos trabajos de autor, exploro la idea de que en el terreno de la ficción el tiempo adquiere varias capas, el presente se expande en la reunión del pasado con el futuro, y la realidad se despliega en caminos múltiples y vastos mundos. </p><pre> </pre> 2019-10-16T09:27:28-03:00 Copyright (c) 2019 roberta stubs https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/article/view/4339 Entrevista: Performance e política - a modernidade negra de Ismael Ivo 2019-11-28T23:49:33-03:00 Ana Cristina Ribeiro Silva anacristina@iar.unicamp.br Noel dos Santos Carvalho noelsantoscarvalho@yahoo.com.br <p>Apresentamos a seguir a entrevista feita com o bailarino Ismael Ivo em 2017 na sede do Balé da Cidade de São Paulo. Poucos meses antes, ele fora empossado diretor da instituição, uma das mais prestigiosas no campo da dança no país. Desde sua fundação, em 1968, foi a primeira vez que um homem negro assumiu sua direção. Evidentemente o convite para o prestigioso cargo não deve nada ao fato de Ismael Ivo ser negro, seu nome é uma marca no campo da dança.</p><p>Abstract</p><p>Following is the interview with the dancer Ismael Ivo in 2017 at the Ballet headquarters of the City of São Paulo. A few months earlier, he had been sworn in as director of the institution, one of the most prestigious in the field of dance in the country. Since its founding in 1968, it has been the first time a black man has taken over. Of course the invitation to the prestigious position owes nothing to the fact that Ismael Ivo is black, his name is a hallmark in the field of dance.</p><p>Resumen</p><p>La siguiente es la entrevista con el bailarín Ismael Ivo en 2017 en la sede del Ballet de la Ciudad de São Paulo. Unos meses antes, había jurado como director de la institución, una de las más prestigiosas en el campo de la danza en el país. Desde su fundación en 1968, ha sido la primera vez que un hombre negro se hace cargo. Por supuesto, la invitación al prestigioso puesto no debe nada al hecho de que Ismael Ivo es negro, su nombre es un sello distintivo en el campo de la danza.</p><p> </p> 2019-10-16T09:27:28-03:00 Copyright (c) 2019 Ana Cristina Ribeiro Silva, Noel dos Santos Carvalho https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/visuais/article/view/4340 Editorial n.8 2019-11-12T18:16:35-03:00 Mauricius Martins Farina mmfarina@iar.unicamp.br <h3><span lang="ES">A edição n.º 8 da Revista Visuais <strong>“Conexões, topologias, inflexões” </strong>apresenta artigos de pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e da Espanha articulando relações de poética, teoria, crítica e experiência da arte, contribuindo com a continuidade da missão da Revista Visuais abrindo-se para a publicação das investigações em artes visuais nas suas várias possibilidades e fricções.</span></h3> 2019-11-12T18:15:23-03:00 Copyright (c) 2019 Mauricius Martins Farina