O teatro, os jogos teatrais e a sala de aula

  • Aline Paz Almeida Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente estudo é um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba, intitulada “PEDAGOGIA DO TEATRO E ALTERIDADE: desafios e reflexões na realidade escolar” que discute o teatro na perspectiva da alteridade e sua importância na escola. O mesmo traz uma investigação desenvolvida com o método de pesquisa participante no universo macro da pesquisa qualitativa. Dessa forma, versamos sobre o olhar de diversos autores da arte, da educação, da história, bem como da psicologia para obtermos subsídios teóricos que nos ajudasse a compreender o espaço que o jogo e o teatro ocupam na vida das crianças e na sala de aula e, com a ajuda dos mesmos, esboçar a história do teatro do Brasil e do mundo, bem como compreendermos de que forma a aprendizagem se solidifica na infância. Buscamos também discutir o papel dos jogos teatrais no ensino de artes e o papel do professor nesse processo, do mesmo modo que sua importância no desenvolvimento da pedagogia do teatro na realidade escolar de uma escola pública do município de João Pessoa- PB, o que nos permitirá novas reflexões sobre o ensino da arte e a ampliação dos conceitos sobre as metodologias para o ensino de teatro na infância.

Biografia do Autor

Aline Paz Almeida, Universidade Federal da Paraíba
Formada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Psicopedagogia, Mestranda em Artes Cênicas pela mesma Instituição,Professora da Educação Básica na Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Referências

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

BORBA, Juliano. O ator especial: estudantes especiais atuam no Teatro de Integração. Urdimento - Revista de Estudos Pós-graduados em Artes Cênicas: Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, v. 1, n. 7, p.129-143, Dez, 2005. Anual.

BONDIA, Jorge Larrosa. Entrevista a Revista Educação. Edição:03 de maio de 2013. Disponível em: <http://www.revistaeducacao.com.br/o-professor-ensaista>Acesso em: 23 fev. 2017.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação como cultura. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2012.

CARTAXO, Carlos. O Ensino das artes cênicas na escola fundamental e média. João Pessoa: UFPB/BC, 2001.

CHATEAU, Jean. O Jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2009.

HISSA, Cássio E Viana. Entrenotas: compreensões de pesquisa. Minas Gerais. Ed. UFMG, 2012.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais Arte.1997. Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: ˂http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf˃. Acesso em: 03 abr. 2016.

NEVES, Libéria Rodrigues. O uso dos jogos teatrais na educação: uma prática pedagógica e uma prática subjetiva. Dissertação – Curso do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

NICOLAU, Marcos. Educação criativa: ensinando a arte de aprender e apender a arte de ensinar. 2. ed. João Pessoa: Ideia, 1997.

PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia, Trad. Maria Alice Magalhães de Amorim e Paulo Sergio Lima Silva Rio de Janeiro: Forense, 1964.

PILETTI, Nelson. História da educação no Brasil. São Paulo: Ática: 2003.

REVERBEL. Um caminho do teatro na escola. São Paulo: Scipione: 1997.

SANTANA, Arão Paranaguá de. Trajetórias, avanços e desafios do teatro-educação no Brasil. Revista Sala Preta, São Paulo, v.2, n1, 2002, p.247-252.

SILVA, Everson Melquiades Araújo; FERREIRA, Paula Tecla Bernardes Mozinho. Ator no Palco, Ator na Vida: As Contribuições do Ensino de Teatro para a Formação Humana. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, 2010.Disponível em: http://www.portalabrace.org/ vicongresso/ pedagogia/ Everson%20Melquiades%20Ara%FAjo%20Silva%20%20Ator%20no%20Palco,%20Ator%20na%20Vida.pdf. Acesso em: 11 mar. 2017.

SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978.

VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Publicado
2018-03-19