O teatro, os jogos teatrais e a sala de aula
Resumo
O presente estudo é um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba, intitulada “PEDAGOGIA DO TEATRO E ALTERIDADE: desafios e reflexões na realidade escolar” que discute o teatro na perspectiva da alteridade e sua importância na escola. O mesmo traz uma investigação desenvolvida com o método de pesquisa participante no universo macro da pesquisa qualitativa. Dessa forma, versamos sobre o olhar de diversos autores da arte, da educação, da história, bem como da psicologia para obtermos subsídios teóricos que nos ajudasse a compreender o espaço que o jogo e o teatro ocupam na vida das crianças e na sala de aula e, com a ajuda dos mesmos, esboçar a história do teatro do Brasil e do mundo, bem como compreendermos de que forma a aprendizagem se solidifica na infância. Buscamos também discutir o papel dos jogos teatrais no ensino de artes e o papel do professor nesse processo, do mesmo modo que sua importância no desenvolvimento da pedagogia do teatro na realidade escolar de uma escola pública do município de João Pessoa- PB, o que nos permitirá novas reflexões sobre o ensino da arte e a ampliação dos conceitos sobre as metodologias para o ensino de teatro na infância.
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