II COLUNI EM CENA: Comédia e Tragédia nos 90 anos da UFV

  • Danielle Rodrigues de Moraes Universidade Federal de Viçosa/ Colégio Coluni
  • Wives K. vieira Toledo Universidade Federal de Viçosa - Colégio de Aplicação coluni

Resumo

Vivenciar um processo de ensino/aprendizagem de teatro possibilita a ampliação do senso estético do envolvido, sendo essa uma das funções do ensino da Arte na escola. O projeto “II COLUNI em Cena – Tragédia e Comédia nos 90 anos da UFV”, desenvolvido com os alunos do 1º ano, do Colégio de Aplicação Coluni, da UFV, teve por objetivo desenvolver a linguagem teatral no Ensino Médio, em suas diferentes dimensões, artística, filosófica e social, fazendo parte das comemorações de aniversário da Universidade. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que buscou apreender, a partir da observação participante e da entrevista semiestruturada, o processo ensino/aprendizagem da linguagem teatral no contexto escolar. O projeto, criado pela área de Arte foi desenvolvido de forma interdisciplinar com as áreas de Língua Portuguesa, Sociologia, Filosofia, Língua Espanhola, Literatura e direcionado para as 4 turmas do 1º ano do Ensino Médio do Colégio. O projeto contou com a abordagem triangular do ensino de Arte, envolvendo atividades ao longo de nove meses. A pesquisa ressaltou o papel social assumido pelo teatro, ao contribuir para o desenvolvimento de habilidades como incentivo à criatividade, estímulo à improvisação e trabalho em equipe. Além disso, foi ressaltado que o processo pedagógico ocorreu de uma maneira prazerosa e dinâmica. A inclusão da linguagem teatral, como uma das expressões artísticas a ser trabalhada na escola, permitiu um processo educativo, rico e criativo que possibilitou aos envolvidos, a ampliação do senso estético e artístico, além do desenvolvimento do gosto pelo teatro.

Biografia do Autor

Danielle Rodrigues de Moraes, Universidade Federal de Viçosa/ Colégio Coluni
Professora de Arte do Colégio de Aplicação Coluni, da Universidade Federal de Viçosa/MG.
Wives K. vieira Toledo, Universidade Federal de Viçosa - Colégio de Aplicação coluni
Aluno do Colégio de Aplicação coluni/UFV. Bolsista CNPQ do PIBIC/ensino Médio.

Referências

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K.; Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARMO, M.E.S.; O corpo que dança: reflexões sobre as pesquisas do corpo nos legados de Pina Bausch e Rudolf Von Laban e as suas influências no processo de composição cênica na dança contemporânea. Repertório. Salvador, n. 20, p. 227-234, 2013.

CAVASSIN, J.; Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica. R.cient./FAP. Curitiba, v.3, p.39-52, jan./dez. 2008.

DUTRA, S.C. Improvisação Teatral: Algumas Considerações. Anais da V Reunião científica de pesquisa e pós-graduação em Artes Cênicas. São Paulo. 2006. Disponível em: <http://www.portalabrace.org/vreuniao/textos/historia/Sandro_de _Cassio_Dutra-_Improvisacao_teatral_algumas_consideracoes.pdf>. Acesso em: 02/01/2017.

FAZENDA, I. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

MAROLA, C.A.G. O teatro na educação formal: Parâmetros Curriculares Nacionais x Teóricos do Ensino de Teatro. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 2007. 59p.

MIRANDA, A.C. Materiais alternativos como meio de expressão: na arte educação e no campo artístico. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Pós Graduação de Ensino das Artes Visuais: Práticas Pedagógicas e Linguagens Contemporâneas. Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2011.

FERREIRA, T.; Teatro de rua, recepção e identidades: Oigalê, Tchê! Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. n. 3, v. 7. 2010.

GIRARD, G; OUELLET, R. O Universo do Teatro. Coimbra: Livraria Almedina, 1980.

GOLDENBERG, M.; A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MIRANDA, J.L.; ELIAS, R.C.; FARIA, R.M.; SILVA, V.L.; FELICIO, W.A.S. Teatro e a escola: funções, importâncias e práticas. Revista CEPPG, n. 20, v.1, p.172-181, 2009.

MORAES, D.R.; Teatro na escola: da lei a lida. Dissertação de Mestrado UFSJ/São João Del Rei, 2011, 150p.

_________. Teatro na Escola: A reinvenção do espaço vigiado. Revista Urdimento. N17, UDESC/ Florianópolis 2011.

PEREIRA, J.B. O teatro na escola: prática plural e interdisciplinar – uma inovação pedagógica. Modalidade: Comunicação Oral GT: Teatro Eixo Temático: Poéticas e práticas teatrais na escola: hibridização, mestiçagem e pluralidade. II Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores. XXIV Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil. 2014.

RODRIGUES, C.C.; O espaço do jogo: Espaço cênico teatro contemporâneo. Dissertação apresentada ao Núcleo de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008. 123p.

ROSSETO, R.; Jogos e improvisação teatral. Guarapuava: UNICENTRO, 2012. 84 p.

SILVA, Mônica Leite da. Teoria e Prática: uma proposta metodológica para o estudo do texto dramático no ensino médio. Disponível em: <http://www3.ufrb.edu.br/ebecult/wp-content/uploads/2012/04/Teoria-e-pra%C3%83%C3%85tica-uma-proposta

metodolo%C3%83%C3%85gica-para-o-estudo-do-texto-drama%C3%83%C3%85tico-no-ensino-me%C3%83%C3%85dio.pdf>. Acesso em 16 mar. 2016.

SOUZA, C.H.; GERALDO, S.; O espetáculo na praça: estudo sobre o teatro de rua em Ribeirão Preto. XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Ouro Preto-MG. 2012.

TRIVIÑOS, A.N.S.; Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Publicado
2018-03-19