CORPO E (IM)PERTINÊNCIAS CURRICULARES NAS LICENCIATURAS EM DANÇA NO BRASIL

  • Alexandre José Molina Universidade Federal da Bahia

Resumo

Olhar para o currículo das licenciaturas em dança e buscar refletir sobre o entendimento de corpo ali articulado: este é o foco principal do meu projeto de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Dança (PPG Dança) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e que pretendo desenvolver em linhas gerais, neste texto aqui apresentado.

Referências

DAMÁSIO, Antônio. Mistério da consciência: do corpo, das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

___________. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

LAKOFF Georges. JOHNSON Mark. Metáforas da vida cotidiana. Campinas: Mercado de Letras. Educ, 2002.

____________. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999.

MORIN, Edgar. Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

DINIZ-PEREIRA, J. E. “As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente”. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 68, 1999.

PINHEIRO, Juçara B. M. Edgard Santos e a origem da escola de dança da universidade federal da bahia: a utopia de uma razão-apaixonada. Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Dissertação

(Mestrado em Educação). 1994.

STRAZZACAPPA, Márcia. “Reflexões sobre a formação profissional do artista da dança”. In: Lições da dança. v. 4. Rio de Janeiro: UniverCidade. 2003.

Publicado
2018-04-27