Antropologia-Dança: Uma Discussão Epistemológica

  • Victor Hugo Neves de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo busca estabelecer um estudo em torno das relações estabelecidas entre antropologia e dança. Parto da questão “que tipos de relações a antropologia estabeleceu ao longo dos tempos com a dança” para pensar novas possibilidades de interação entre estas disciplinas. Para tanto, busco traçar um panorama histórico sobre a dança como objeto antropológico e propor uma nova perspectiva de se pensar a dança no ambiente das ciências sociais. A esta nova perspectiva, eu denomino de antropologia-dança. A antropologia-dança representa uma maneira misturada de compor formas (de pensar e mover) que derivem tanto de concepções da dança como área de conhecimento autônomo quanto da antropologia. A ideia é de que o corpo na pesquisa se encontre, simultaneamente, no texto e fora do texto. Afinal, a pesquisa etnográfica torna-se dispositivo para a composição coreográfica. Assim, se enquanto antropólogo busco analisar danças e compor etnografias, enquanto dançador busco analisar os materiais antropológicos e compor coreografias. Esta proposta teórica, acerca da ideia da antropologia-dança, foi amplamente desenvolvida em minha tese de doutorado intitulada Dançando com Gonçalo: uma Abordagem de Antropologia-Dança. E, por isso, me utilizo do arcabouço teórico explorado nesta pesquisa, das anotações e observações sobre as danças produzidas em meu campo de pesquisa e também do experimento coreográfico desenvolvido a partir das minhas etnografias para fazer um convite: Vamos conversar sobre Antropologia-Dança?

Biografia do Autor

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba
Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com estágio doutoral em Antropologia da Dança na Université Paris-Nanterre. mestre em Ciência da Arte/UFF e Bacharel em Dança/UFRJ

Referências

BASTIDE, Roger. Arte e Sociedade. São Paulo: EDUSP, 1971.

BATESON & MEAD. Balinese Character: a Photographic analisys. New York: New York Academy of Sciences, 1942.

BENEDICT, Ruth. The Patterns of Culture. New York: Mariner Books, 2005.

BOAS, Franz. Primitive Art. New York: Dover Publications, 2010.

CLIFFORD, James. A Experiência Etnográfica: Antropologia e Literatura no Século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

EVANS-PRITCHARD, Edward Evan. A Dança. In.: Ritual e Performance: 4 Estudos Clássicos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2014.

FIRTH, Raymond. We the Tikopia. Londres: Allen & Unwin, 1936.

______. Tikopia Ritual and Belief. Londres: Allen & Unwin, 1967.

FRAZER, James. O Ramo de Ouro. Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1982.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora [LTC], 1989.

GRIAULE, Marcel. Jeux Dogons. Paris: Institut d’Ethnologie, Musée de l’Homme, 1938.

HANNA, Judith Lynne. To Dance is Human: A Theory of Nonverbal Communication. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

KAEPPLER, Adriene L. Dance Ethnology and the Anthropology of Dance. In.: Dance Research Journal, Vol. 32, n. 1. (Summer 2000), p. 116-125, 2000.

_________. Dance in Anthropological Perspective. In.: Annual Review of Anthropology, 7, p. 31-49, 1978.

KURATH, Gertrude Prokosch. Panorama of Dance Ethnology. In.: Current Anthropology. Vol. 1, n. 3. (May, 1960), p. 233-254, 1960.

LE BRETTON, David. A Sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.

LEIRIS, Michel. La Possession et ses aspects théâtraux chez les Éthiopiens de Gondar. Paris: Plon, 1958.

MALINOWSKI, Bronislaw. The Sexual Lives of Sauvages in North Western Melanesia. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1929.

MEAD, Margaret. Coming of Age in Samoa. New York: Morrow, 1928.

OLIVEIRA, Victor Hugo Neves de. Dançando com Gonçalo: Uma Abordagem de Antropologia-Dança. Rio de Janeiro, 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016.

ROYCE, Anya Peterson. The Anthropology of Dance. Dance Books, 2002.

_______. Conclusions. In.: Anthropologie de la Danse: Genèse et Construction d’une Discipline. Pantin: Centre National de la Danse, 2005, p. 35-41.

STRATHERN, Marilyn. Fora de Contexto: As Ficções Persuasivas da Antropologia. São Paulo: Terceiro Nome, 2013.

VERGER, Pierre. Dieux d’Afrique: culte des Orishas et Voudouns à l’ancienne côte des Esclaves en Afrique et à Bahia, la baie de Tous les Saints au Brésil. Paris: Editions Revue Noire, [1954] 1995.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O Nativo Relativo. In.: Mana, 8(1): p. 113-148, 2002.

WAGNER, Roy. A Invenção da Cultura. São Paulo: CosacNaify, 2012.

Publicado
2018-03-19