Dramaturgia e Comicidade – Reconstruções
Resumo
O gesto de reconstruir um trajeto de pesquisa, mesmo buscando guardar alguma distância frente aos resultados obtidos em diferentes etapas, dificilmente consegue ser isento da tentação de rasurar, reescrever, reinterpretar, enfim, refazer o caminho com outros passos, pois, como lembrou Derrida em meio a uma famosa polêmica, “a pretensa reconstituição de um contexto permanece sempre uma operação performativa e não puramente teórica.” Assim, é com toda atenção às reelaborações que devo estar produzindo pela simples revisitação de meus próprios escritos que uso o espaço deste encontro para dar notícia dos últimos desenvolvimentos de um projeto de pesquisa iniciado em janeiro de 2006 e intitulado Dramaturgias do Efeito Cômico – Estratégias de construção da comicidade na cena contemporânea.Referências
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC; Brasília: Edunb, 1993.
BAUDELAIRE, Charles. De l’éssence du rire et généralement du comique dans les arts plastiques. In: ____. Oeuvres completes II. Paris: Gallimard, 1976.
DERRIDA, Jacques. Limited Inc. Trad. Constança Marcondes César. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
MENDES, Cleise F. O cômico: crítica e vertigem. Revista Repertório Teatro & Dança Salvador: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Ano 8, no.8. p. 06-17. ISSN 1415-32-03
MENDES, Cleise F. Como não falar a sério – a dança da linguagem na construção da comicidade. In: Revista da Bahia. Salvador: FUNCEB, no. 42, p. 89- 96, 2006.1. ISSN 0103-2089.