Como podemos classificar as camadas dos tecidos performativos da sociedade, do performer e da performance?
Resumo
Os dispositivos dos tecidos performativos de um grupo social possuem um jogo de linguagem própria, ele é uma grande película efêmera; nessas películas existem regiões e zonas. Os tecidos performativos podem ser classificados de: íntimo, privado e social. O íntimo está relacionado ao comportamento e ações do performer mergulhado em seu interior; o privado, no que diz respeito aos meus acontecimentos como performer, agindo sobre outros performers; o social seria a minha relação coletiva com o performer junto à sociedade na qual convivo.Referências
AMARO HUAPAYA, César Augusto, L’utlisation des matrices rituelles Afro-amérindiennes dans le processus créatif du Théâtre Expérimental Capixaba (Vitória, Espírito Santo, Brésil), Paris VIII, 2002.
BAZIN,Jean, “Science des moeurs et description de l´action”.Actualites du Contemporain, Le Genre Humain,nº35.printemps,2000.
BELTING,Hans, O fim da História da Arte,tradução de Rodnei Nascimento, São Paulo, Cosac Naif, 2006.
GIACCHÈ, Piergiorgio, Palestra proferida na Universidade Paris 8, na França, no seminário de etnocenologia de Jean-Marie Pradier em 2002. HOBSBAWN,Eric J.& RANJER,Terence, A invenção das tradições: Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.
MAUSS, Marcel, Sociologia e Antropologia, tradução Paulo Neves, São Paulo,Cosac Naify, 2003.
PIAULT,Marc-Henri, Anthropologie et Cinéma, Paris, Nathan, 2000.
THOMAS,Richards,Travailler avec Grotowski sur les actions physiques (préface et essai de Jerzy Grotowski), le Temps du théâtre, Actes Sud, Académie expérimentale des théâtres, 1995.
WITTGENSTEIN, Ludwig ,Leçons et conversations, Paris,Gallimard, 2005 [1966]