Circo-teatro, melodrama, cena e pedagogia do teatro: uma trajetória de pesquisa que foi amadurecendo em diálogo com a história da Abrace

  • Paulo Ricardo Merisio Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Esta comunicação visa apresentar o projeto docente O melodrama como recurso poético para encenadores (aprovado pelo Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia em outubro de 2006; apoio FAPEMIG), resultado do amadurecimento da investigação, ao longo desses anos, de temas como teatro popular, circo-teatro e melodrama. Desde o I Congresso, as reflexões engendradas pelas pesquisas em diferentes níveis foram sendo compartilhadas nos encontros da Associação, e, desde criação desta, apresentadas no GT História das Artes do Espetáculo.

Referências

MERISIO, Paulo. O espaço cênico no circo-teatro: caminhos para a cena contemporânea. Rio de Janeiro, 1999. Dissertação (Mestrado em Teatro). Programa de Pós-graduação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 1999.

MERISIO, Paulo Ricardo. Um estudo sobre o modo melodramático de interpretar: o circoteatro no Brasil nas décadas de 1970-1980 como fonte para laboratórios experimentais. Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-graduação em Teatro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

THOMASSEAU, Jean-Marie. Le mélodrame. Paris: Presses Universitaires de France, 1984. Collection Que sais-je ?

Publicado
2018-04-27