Autobiografia dançada – estratégias de acesso no processo de criação

  • Eduardo Augusto Rosa Santana Universidade Federal da Bahia

Resumo

Quando o assunto é o corpo, segundo Katz & Greiner (2004), o mais freqüente tem sido começar por Descartes numa descrição dualista de existência. Porém, esse paradigma tem se modificado propondo que a
mente é necessariamente corporificada. A tese da embodied mind apóia-se em informações das ciências cognitivas e neurociências, afirmando que “o  que é real começa com e depende crucialmente de nossos corpos, especialmente nosso aparato sensório-motor, o qual nospermite perceber, mover, manipular e detalhar estruturas de nosso cérebro” (LAKOFF & JOHNSON, 1999:16-17).

Referências

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2000.

GREINER, Christine. O corpo – pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

KATZ, Helena T.; GREINER, Christine. “O meio é a mensagem: porque o corpo é objeto da comunicação”.

In: Húmus 1 (org.) Sigrid Nora. Caxias do Sul: S. Nora, 2004, pp.11-19.

KATZ, Helena T.; GREINER, Christine. “A natureza cultural do corpo”. In: Roberto Pereira; Silvia Sotter.

(Org.). Lições de Dança 3. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora UniverCidade, 2002, v. 1, p. 77-102.

KATZ, Helena & GREINER, Christine. “Por uma teoria do corpomídia”. In: GREINER, Christine. O corpo: Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

LAKOFF, George. & JOHNSON, Mark. Philosophy in the flesh – the embodied mind and its challenge to western thougth. Nova Iorque: Basic Books, 1999.

Publicado
2018-04-27