Corpo borrado: Humor e conhecimento na dança

  • Jorge Luiz Alencar Sampaio Universidade Federal da Bahia

Resumo

A relação entre dança e comicidade pouco tem a ver com um corpo que escorrega numa casca de banana. O cômico ou o risível2 tem constado na agenda do pensamento ocidental desde a antiguidade atrelado a muitos diferentes propósitos e abordagens, mas na bibliografia disponível sobre o assunto existem algumas recorrências. Um desses refrões é aquele que aproxima o risível e, consequentemente, o riso da sua vocação de “desvio”, transgressão e subversão, em contraponto a uma ordem normatizadora – social, psicológica, estética e no que se refere à linguagem.

Referências

ALBERTI, Verena. O Riso e o risível na história do pensamento. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

AUSTIN, J.L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Trad. Danilo Marcondes Filho (How to do things with words). Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

SOUZA-FILHO, Danilo Marcondes de. “A filosofia da linguagem em J. L. Austin”. In: AUSTIN, J.L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Trad. Danilo Marcondes Filho (How to do things with words). Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

LEPECKI, André. “Inscribing dance”. In: LEPECKI, André (org.). Of the presence of the body: essays on dance and performance theory. New York: Wesleyan University Press, 2004. p. 124-135.

MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana de Laoutrèamont a Bataille. São Paulo: Iluminuras, 2002.

PARKER, Andrew & SEDGWICK, Eve Kosofsky. Performativity and Performance. New York & London: Routedge, 1995.

PASSOS, Fernando de Paula. What a drag!: etnografia, performance e transformismo. Universidade Federal da Bahia: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Tese de Doutorado. 2004.

SETENTA, J. S. Comunicação performativa do corpo: o fazer-dizer da contemporaneidade. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica. Tese de Doutorado. 2006.

Publicado
2018-04-27