A experiência como atitude metodológica na pesquisa em teatro
Resumo
O conceito de experiência, conforme acionado nos campos filosófico, educacional e teatral, é importantíssimo pois possibilita abarcar o processo de ensino-apredizagem teatral num entrecruzamento constante de olhares e fazeres entre os sujeitos participantes.O filósofo alemão Hans – Georg Gadamer (1996) ao apresentar os aspectos fundamentais de uma hermenêutica filosófica articula seu pensamento com o conceito de experiência. Ao explicitar a essência da experiência hermenêutica, Gadamer discute o conceito de experiência na história do pensamento ocidental e como tal foi compreendido por Bacon, Aristóteles, Hegel. Os pontos apontados por Gadamer que consideramos fundamentais para nossa análise são: a negatividade da experiência, o homem experimentado, a abertura para o outro.
Referências
ALBANO, Ana A. M. Tuneu, Tarsila e outros mestres. São Paulo: Plexus, 1998.
ALVES, Nilda. “Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas”. In: OLIVEIRA, Inês & ALVES, Nilda (orgs). Pesquisa no/do cotidiano das escolas sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 13 – 38.
ANDRÉ, Marli Eliza. A etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1996.
BENJAMIN, Walter. “Experiência e Pobreza”. In: Obras Escolhidas I - Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 114 – 119.
______. “Sobre alguns temas em Baudelaire”. In: Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo – Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, v. III 1991. p. 103 –145.
BONDIA, Jorge Larrosa. “Notas sobre experiência e o saber de experiência”. In: Revista Brasileira de Educação. n. 19. São Paulo, p. 20 – 28, jan/fev/mar/abr, 2002.
CARREIRA, André; CABRAL, Biange; RAMOS, Luiz Fernando; FARIAS, Sérgio Coelho (orgs.) Metodologias de pesquisa em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
FABIÃO, Eleonora Batista. “História do espetáculo: presente e presença”. In: Memória ABRACE I - ANAIS DO I CONGRESSO BRASILERO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, São Paulo, 15 a 17 de setembro de 1999. Salvador: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE, 1999. p. 396-400.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis, Vozes, 1996.
MARINIS, Marco de. “Ter experiência em arte: para uma revisão das relações teoria/prática no contexto da nova teatrologia” [tradução não publicada de André Carreira] In: PELLETTIERI, Osvaldo & ROVNER, Eduardo. La Puesta en Escena en Latinoamerica: Teoría Y Practica Teatral. Buenos Aires: Editorial Galerna/GETEA/CITI, 1995. p. 55 – 62.
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2001.
______. A dança na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003.
SPOLIN, Viola. Improvisação para teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
STAZZACAPPA, Márcia & MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência. Campinas: Papirus, 2006.
TELLES, Narciso & CARNEIRO, Ana (org.) Teatro de rua: olhares e perspectivas. Rio de Janeiro: EPapers, 2005.