Professor de teatro em (trans)formação: a aula universitária como espaço de investigação

  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

No meu trabalho docente no ensino superior tenho buscado compreender o processo de conhecimento numa perspectiva dialética, investigando a unidade do processo de ensino e aprendizagem sob os aspectos da interação entre o professor e os alunos que compartilham a experiência de sala de aula, entre o sujeito do conhecimento e o objeto a ser conhecido e entre os fazeres teóricos e práticos relacionados à formação do professor de teatro. Essa busca motivou uma pesquisa que se constituiu de modo a evidenciar a condição interacionista, relacional e processual da formação do professor de teatro. Tais aspectos, primordiais no trabalho pedagógico que desenvolvo na Universidade, foram amplamente discutidos na minha Tese de Doutorado.
Neste texto enfoco aspectos metodológicos da minha pesquisa – a formulação do seu problema, a enunciação das hipóteses do trabalho de investigação e das suas questões norteadoras e a caracterização da situação empírica que lhe forneceu o material para a análise – e compartilho algumas reflexões que ela me propiciou.

Referências

PIAGET, Jean. [1968] O estruturalismo. São Paulo, Rio de Janeiro: DIFEL, 1979.

Publicado
2018-04-27