A 'Quântica dos Corpos' da 'Cia de Rodas' – uma experiência com bailarinos 'andantes' e 'cadeirantes'

  • Marta Simões Peres Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Na busca incansável por um corpo perfeito, o culto ao corpo, tornou-se uma atitude corriqueira na vida ocidental contemporânea, de modo que inúmeros trabalhos das Ciências Sociais vêm investigando este fenômeno. (PERES, 2005). No extremo oposto, os chamados ‘deficientes’ lidam com a condição de jamais alcançar a perfeição. Se, de um lado, ocorrem conquistas no campo dos direitos humanos e no direito à diferença, de outro, os meios de comunicação estimulam a insatisfação e impõem modelos de beleza inalcansáveis. Na publicidade, freqüentemente, são dispostas afirmativas contraditórias tais como ‘seja você mesmo’, ‘seja único’, e anúncios de produtos-fórmulas para alcançar modelos

Referências

CASTRO, Ana Lúcia de. Culto ao corpo e sociedade. Mídia, estilos de vida e cultura de consumo. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2003.

CAVALCANTE, F. G. Pessoas muito especiais: a construção social do portador de deficiência e a reinvenção da família. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

FERREIRA, M. R. BOTOMÉ, S. P. Deficiência Física e Inserção Social. A formação de recursos humanos. Caxias do Sul: EDUCS, 1984.

LABAN, Rudolf. O Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.

PERES, M. Dança e Ganho de Equilíbrio de tronco em portadores de lesão medular: um estudo preliminar. Dissertação de mestrado. Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade de Brasília, 2000.

PERES, M. Corpos em Obras: um olhar sobre as práticas corporais em Brasília. Departamento de Sociologia. Universidade de Brasília, 2005.

VANBREMEERSCH, S. Lê handicap ‘prêt à porter’: art, mode, virtualité. In FINTZ, C. Du corpsvirtuel... à la réalité des corps. Paris: L’Harmattan, 2002.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Pioneira: São Paulo, 2000.

Publicado
2018-04-27
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações