A serpente: Nelson Rodrigues em teatro físico

  • Solange Pimentel Caldeira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Nos últimos anos, a produção coreográfica ganhou força sem precedentes na história cultural do país, apresentando-se sob configurações estéticas cuja marca diferencial está na diversidade e no alto grau de complexidade de elaboração. Nos atuais padrões compositivos da dança contemporânea brasileira, o tratamento dado à matéria coreográfica (recursos, procedimentos, campo de interesse temático) revela uma significativa mudança de registro lógico de pensamento e operação artística, que já configura uma nova dramaturgia da dança. Esse momento coincide com a crescente especialização dos estudos teóricos sobre dança produzidos no Brasil. A articulação entre teoria e prática é fator de vitalidade para qualquer campo do conhecimento e é também algo que a dança promove e revela no corpo que dança.

Referências

RODRIGUES, Nelson.Teatro Completo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. PAVIS, Patrice. A Análise dos espetáculos. São Paulo: Ed.Perspectiva, 2003

Publicado
2018-04-27
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações