Corpos antropofágicos em Liquidação Total

  • Mônica Fagundes Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Nesta comunicação apresento uma parte de minhas reflexões desenvolvidas a partir de um estudo de viés etnográfico, realizado com a coreógrafa e com os bailarinos que participaram da criação da peça  Liquidação Total. Assim, durante dois meses, em Montreal, observei os ensaios realizados como preparação para a turnê brasileira da peça. Quando do retorno da companhia a Montreal, realizei  entrevistas com a coreógrafa e com os bailarinos. Utilizei também, como documentos auxiliares, programas de espetáculos, material de divulgação da companhia, matérias publicadas na imprensa escrita e artigos da crítica especializada. Este conjunto de informações foi organizado e analisado a partir da identificação de unidades de base e da posterior elaboração de categorias para interpretação.

Referências

ANDRADE, Oswald de. A utopia antropofágica. São Paulo: Globo, 1995.

GRUZINSKI, Serge. La pensée métisse. Paris: Fayard, 1999.

LAPLANTINE, François e NOUSS, Alexis. Le Métissage. Paris: Flammarion, 1997.

JEUDI, Henry-Pierre. Les usages sociaux de l’art. Paris: Circé, 1999.

FILKENKRAUT, Alain. La défaite de la pensée. Paris: Gallimard, 1987.

RIBEIRO, Sheila. Entrevista concedida à autora. Montreal, 17 de julho de 2001.

ROLNIK, Sueli. Subjetividade Antropofágica. In HERKENHOFF, Paulo e PEDROSA, Adriano (Edit.) Arte contemporânea brasileira: Un e/entre Outro/s, XXIV Bienal Internacional de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1998. p. 128-147.

SCARPETTA, Guy. L’impurété. Paris: B. Grasset, 1985. SCHÜTZE, Bernard Andreas. Cannibales en ligne. Le magazine électronique du CIAC. n. 10. http://www.ciac.ca/magazine/perspective.html, março 2000.

Publicado
2018-04-27
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações