Jogo Coreográfico: uma proposta pedagógica e artística sobre o fenômeno da composição coreográfica e dramatúrgica na dança contemporânea

  • Lígia Tourinho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O Jogo Coreográfico é um exercício sobre o ato de coreografar e ser coreografado, uma proposta pedagógica que envolve pressupostos e fundamentos estruturados a partir do diálogo, da concretização dos acasos, da tentativa de vivenciar o tempo presente – o aqui e agora. Segundo HUIZINGA (1995) o jogo se caracteriza por ser uma atividade livre, conscientemente tomada como “não-séria” e exterior a vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total. O jogo é mais antigo que a cultura. Os animais já jogavam e jogam, possui mais que uma função biológica ou fisiológica. O Jogo Coreográfico é uma proposta de improvisação a partir desta visão sobre o jogo com o intuito de exercitar o ato de coreografar, de torná-lo uma prática íntima aos jogadores, como um ato íntimo, assim como o definem Blom & Chaplin (s/d)

Referências

BLOM, Lynne ; CHAPLIN Anne & TARIN, L. The Intimate Act of Choreography. Unites States: University of Pittsburgh Press, (s/d).

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. O Jogo como Elemento da Cultura. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais. O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2001.

Publicado
2018-04-27
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações