Redes, conexões, “Trans-Forma(ções)”: um olhar sobre a linguagem contemporânea de dança em Belo Horizonte

  • Gabriele Generoso Universidade Federal da Bahia

Resumo

A investigação sobre os processos e construções da dança em Belo Horizonte, Minas Gerais tornou se objeto de interesse em minhas pesquisas nos últimos quatro anos. Atualmente, estando matriculada no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, tenho me debruçado sobre as investigações a respeito das diversas formas de apropriação e desenvolvimento da linguagem contemporânea de dança na capital mineira.  
Dentro da linha de pesquisa Matrizes Estéticas na Cena Contemporânea, o estudo citado tem caráter qualitativo e abordagem interpretativa. Traz como objetivo principal estudar como alguns diretores de companhias de dança de Belo Horizonte identificam e caracterizam sua dança como contemporânea. Os diretores e consequentemente as companhias que fazem parte da pesquisa são: Cristina Machado – diretora da Cia de Dança do Palácio das Artes, Rui Moreira – diretor da Cia de Dança Seráquê¿, e Suely Machado – diretora do Grupo de Dança 1° Ato.

Referências

REIS, Maria da Glória Ferreira. Cidade e Palco: experimentação, transformação e permanência. Belo Horizonte: Cuatiara, 2005. 166p.

Publicado
2018-04-27
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações