Rítmica corporal no Grupo Oficcina Multimédia Uma revisão de conceitos e práticas

  • Mônica Medeiros Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A formação em dança moderna, na escola Transforma, e em música, na Fundação de Educação Artística, simultaneamente ao trabalho de formação teatral junto ao grupo Oficcina Multimédia, G. O. M. ,ao Taller del Sótano1 e ao El Carpa Theater2  somadas ao  ofício de preparadora corporal de atores em diversas companhias teatrais nacionais e internacionais balizaram esse estudo  que tem como objeto a rítmica corporal realizada  na preparação corporal do G.O .M.. Ciente que a rítmica é um dos vários componentes da preparação corporal, acompanhei os exercícios desenvolvidos pela professora e diretora Ione de Medeiros em suas aulas de rítmica corporal com intuito de dar início à sua compilação e análise metodológica3 mas, neste texto, apresentarei os princípios dos exercícios visando reforçar a necessidade de sua aplicação. De acordo com as palavras da diretora, a música é a coluna vertebral de suas montagens, “estabelecendo-se como um enfoque referencial que nos possibilita ver na composição da forma, do movimento e do texto, os mesmo componentes estruturais que a configuram enquanto linguagem”.4O trabalho com a rítmica corporal é uma das características mais expressivas do G. O.M. Ione desenvolve esses exercícios desde o início de sua trajetória como professora de música na FEA.

Referências

BÉZIERS, M.M. & PIRET, S. A Coordenação motora – aspecto mecânico da organização psicomotora do homem.Trad. Ângela Santos. São Paulo: Summus, 1992.

FRAISSE. P. Psicologia del ritmo. Madrid. Ediciones Morata, 1976.MACHADO DE AZEVEDO, Sônia. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.

Publicado
2018-04-27
Seção
Pesquisa em Dança no Brasil: Processos e Investigações