O lúdico na improvisação vocal

  • Eugenio Tadeu Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar os conceitos e práticas do lúdico na improvisação vocal na formação do aluno ator/professor/pesquisador. Ela foi realizada em disciplinas da área de voz no período de 2004 a 2006, no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Por intermédio de questionário, exercícios, relatos, revisão bibliográfica e observação direta, os dados foram coletados, contrapostos e posteriormente analisados quantitativa e qualitativamente.
Os fundamentos de trabalho foram baseados nas experiências que tive no Duo Rodapiãoi, no Grupo Oficcina Multimédia, nas aulas de Técnica de F.M. Alexander, nas aulas de Arte com crianças, no Pandalelê – Laboratório de Brincadeiras, nas oficinas de música e teatro e em pressupostos teóricos sobre lúdico, improvisação, voz e jogo.

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Publicado
2018-04-27
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas