FLÁVIO DE CARVALHO E OSWALD DE ANDRADE: ACTANTES PROVOCADORES E ATOS PERFORMÁTICOS

  • Nanci de Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Flávio de Carvalho (1899-1973), artista plástico, teatrólogo e engenheiro, realizou sua famosa Experiência nº 2, em junho de 1931, em São Paulo, durante uma procissão de Corpus Christi. O experimento teria sido motivado pela revolta do artista diante das agressões sofridas por Oswald de Andrade e Pagu, nos episódios que levaram ao fechamento do jornal O homem do povo. Apesar de não estar filiado a nenhum  partido, O homem do povo apoiava a esquerda revolucionária, em prol da realização de reformas, acirrando o embate ideológico pela exposição pública de nomes de destaque da vida nacional. O jornal adotava um humor corrosivo, visando a classe dominante, a Igreja, a moral católica e os costumes da sociedade bem pensante

Referências

ANDRADE, Oswald de. O homem e o cavalo. São Paulo: Ed. Globo: Secretaria Estado da Cultura, 1990.

BOAVENTURA, Maria Eugênia. O salão e a selva: uma biografia ilustrada de Oswald de Andrade. Campinas: Editora da UNICAMP: Editora Ex Libris, 1995.

CARVALHO, Flávio de. Experiência nº 2 – uma possível teoria e uma experiência. São Paulo: Irmãos Ferraz, 1931.

FONSECA, Maria Augusta. Oswald de Andrade, 1890-1954: biografia. São Paulo: Art Editora : Secretaria de Estado da Cultura, 1990.

TOLEDO, J. Flávio de Carvalho: o comedor de emoções. São Paulo: Brasiliense; Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1994.

Publicado
2018-04-27