A VOZ DO PERSONAGEM ENQUANTO SOM: DESCOBERTAS DE PESQUISA

  • Adriana Fernandes Universidade Federal de Goiás

Resumo

A presente comunicação tem por objetivo relatar sinteticamente as experiências de um trabalho de pesquisa sobre música e teatro. A idéia da pesquisa surgiu a partir de duas disciplinas que comecei a ministrar em 2003, à convite do então coordenador do curso Prof. Robson Camargo, que se chamavam Musicalização para o Ator e Técnicas e Recursos da Voz Falada, nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas respectivamente. A questão  que me chamou a atenção, relendo principalmente Stanislavsky e Grotowsky, foi a freqüente referência a aspectos musicais no trabalho com o ator. A partir daí passei a averiguar as possibilidades de transpor para o teatro os conhecimentos musicais aplicando-os na construção da voz do personagem.

Referências

TURINO, Thomas. Music at the heart of things. Essays on the meanings of music in social life. Urbana: draft, 2005.

GAYOTTO, Lúcia Helena. Voz: Partitura da ação. São Paulo: Summus, 1997.

FORTUNA, Marlene. A performance da oralidade teatral. São Paulo: AnnaBlume, 2000.

Publicado
2018-04-27