MELODRAMA, O ESPETÁCULO E SUAS CATEGORIAS

  • Robson Corrêa de Camargo Universidade Federal de Goiás

Resumo

O melodrama, desde o começo do século XIX, sempre foi uma forma teatral de muita força na Rússia. Particularmente em 1927, temos dois acontecimentos centrais em sua história: um dos textos centrais do melodrama, Dois Órfãos, de Adolphe D’Ennery e Eugène Cormon, foi adaptado e encenado no Teatro de Arte de Moscou, com interessante preparação de atores feita por Stanislavski, com o nome de As Irmãs Gérardii; neste mesmo ano, um importante estudo foi publicado por Sergei Balukhatii (1892-1945), na revista dos formalistas russos, descrevendo alguns dos mecanismos do melodrama e analisando seus princípios estéticos, além de preocupar-se com as suas estruturas dramáticas e espetaculares e com a sua forma composicional (GEROULD, 1980). Esses dois trabalhos são centrais no entendimento do melodrama como construção cênica.

Referências

BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination. New Haven, Connecticut: Yale University Press, 1976.

CAMARGO, Robson Corrêa de. O Espetáculo de Melodrama: arquétipos e paradigmas. Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP, orientação Ingrid

Koudela, 2005.

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GEROULD, Daniel Charles. Melodrama. NY: NY Literary Forum, 1980. GORCHAKOV, Nikolai M. Stanislavsky Directs. Tradução Miriam Goldina e Virginia Stevens (ed.). New York: Funk & Wagnalls, 1954.

Publicado
2018-04-27