O PRINCÍPIO DO AGORA OU HÁ UM CAMPO DO TEATRO PARA CRIANÇAS?

  • Taís Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente trabalho trata de uma investigação sobre a formação do campo do teatro para crianças (da possível existência desse campo autônomo), na qual, amparada pelas teorias de Pierre Bourdieu, proponho um diálogo com autores/as que se ocuparam dessa temática tão escassamente estudada no Brasil e em outros países da América Latina. Dando continuidade às reflexões, apresento “pinceladas” do princípio de uma “genealogia” do campo do teatro para crianças no Rio Grande do Sul, à qual venho me dedicando.

Referências

ARIÈS, P. História Social da Infância e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte – Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

HESSEL, Lothar. O Teatro no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1999.

PEIXOTO, Fernando. Um teatro fora do eixo. São Paulo: HUCITEC, 1993.

VIANA, Isa. História do teatro para crianças no eixo Rio-São Paulo. Disponível em: Acesso em: 15/03/2003.

Publicado
2018-04-27