A Improvisação Física e Experimental
Resumo
O que chamo de improvisação física e experimental constitui uma conjunção de questões cênico-corpóreas, organizando-se em exercícios que, por sua vez, trabalham como estudos de composição. Entre os espaços de criação e de treinamento, nos quais o teatro delineia a produção de seus conhecimentos e técnicas, encontra-se a modalidade do que chamo de treinamento em e como criação. E para situar, portanto, as contribuições dessa prática-pensamento, elejo alguns conceitos e procedimentos principais, procurando antes explicitar os contextos nos quais deu-se a pesquisa, situando também os possíveis diálogos com a cena contemporânea.Referências
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 1989.
_____________. Working in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 1998.
DELEUZE, G. e GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Volume 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995a.
_______________ e _____________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol.2 Tradução de Aurélio Guerra e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997b.
_______________ e _____________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto et. alii. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
_______________ e _____________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997b.
_______________ e _____________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 5. Tradução de Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa – São Paulo: Editora 34, 1997c.
GALIZIA, Luiz Roberto. Os Processos Criativos de Robert Wilson: Trabalhos de Arte Total para o Teatro Americano Contemporâneo. São Paulo: Perspectiva,1986.
LEHMANN, Hans-Thies. Postdramatic Theatre. Translated and Introduction by Karen Jürs-Munby. Routledge: New York, 2006.
MARINIS, Marco de. El nuevo teatro: 1947-1970. Traducción de Beatriz. E. Anastasi y Susana Spiegler. Barcelona/Buenos Aires: Editoria Paidós, 1998.
TERRA, Vera. Acaso e Aleatório na Música, um estudo da indeterminação nas poéticas de Cage e Boulez. São Paulo: Educ, 2000.
SCHCHNER, Richard. Ocaso e caída de la vanguarda. In: CEBALLOS, Edgar (Director). Máscara: Cuaderno IberoAmericano de Reflexión sobre Escenologia. Traducción y notas: Antonio Pietro Stambaugh. n. 17-18, Año 4, 1994.