Apropriação da Dança em linguagem interativa no ciberespaço

  • Ivani Santana Universidade Federal da Bahia

Resumo

Esta comunicação aborda algumas das investigações que vem sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança (GP Poética) e apresenta uma reflexão sobre VERSUS, uma dança criada especificamente para o ciberespaço. Esta obra surgiu como um estágio inevitável das pesquisas realizadas sobre a implicação da dança com as novas tecnologias e pelo encontro com pesquisadores também interessados em refletir sobre as condições e conseqüências da interação (com alta taxa de complexidade) entre corpos remotos via Internet. Desta forma, foi estabelecida uma parceria entre Nelson Simões e Marcus Vinícius Mannarino (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP), responsável pela rede acadêmica do país, Prof. Dr. Guido Lemos (LaVID/UFPB), especialista em transmissão de dados com alta resolução, e o GP Poética, sob minha coordenação.

Referências

HARAWAY, Donna “A Cyborg Manifesto: Science, Technology and Socialist-Feminism in the late Twentieth Century”. In: The Cybercultures Reader. Bell, David & Kennedy, Barbara M. London, New York: Routledge. Pp. 291 – 324. 2000.

KEMPF, Hervé La Révolution Biolithique: humains artificiels et machines animées. Paris: Albin Michel. 1998.

LAKOFF, George e JOHNSON, Mark Philosophy in the flash. The embodied Mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books/Perseus Books Group. 1999.

MANOVICH Lev. The language of new media. Cambridge – Massachusetts, London, England: The MIT Press. 2001.

SANTANA, Ivani. Dança na Cultura Digital. Salvador: Edufba/Fapesb. 2006.

Publicado
2018-04-27