Dançar no Brasil é reconhecer-se mestiço ou uma escrita crítica sobre o espetáculo “Artérias – Quando se perde o norte” (SP)

  • Joubert de Albuquerque Arrais Universidade Federal da Bahia

Resumo

A dança, entendida como ação cognitiva do corpo, é uma resultante coevolutiva de relações históricas, culturais e biológicas, intimamente ligadas aos processos de colonização. O que contraria muitos que optam em tratar a dança como uma mera atividade de contemplação estética. Por conta disso, apresentamos o espetáculo Artérias – Quando se perde o norte (2003), da Cia. 2 Nova Dança (Núcleo Artérias – SP) como um bom iniciador de diálogos sobre a mestiçagem evidenciada no corpo que dança no Brasil e também sobre a existência de um pensamento mestiço. Justamente para fortalecer a hipótese de que dançar em nosso país é reconhecer-se mestiço, segundo a proposta de uma escrita crítica.

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

DOMENICI, Eloísa L.. A pesquisa das danças populares brasileiras - reflexões 2004 (texto de apoio didático), 2004.

DOMOULIÉ , Camille Marc. Arte da capoeira e ideologia da mestiçagem. In: Revista Continente Multicultural, ano VI, nº 64, mês abril, 2006.

GRUZISKI, Serge. O pensamento mestiço. Tradução: Rosa Freire d’Águiar. São Paulo: Companhia da Letras, 2001.

KATZ, Helena. Um, dois, três. A dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: FID Editorial. 2005.

KATZ, Helena . Dançar no Brasil: vistos de entrada, mestiçagem e controle de passaportes (mimeo), 2005.

KATZ, Helena. A Dança, pensamento do corpo. In: O Homem-máquina: a ciência manipula o corpo / org.:Adauto Novaes. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. pp. 268.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Coordenação de tradução: Mara Sophia Zanotto. Campinas, SP : EDUC; Mercado das Letras, 2002.

ZIEBELL, Zinka. Terra de Canibais. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dança, Corpo e Cultura