Dança e Memória
Resumo
Este trabalho apresenta a memória da dança (fontes documentais) como área de conhecimento que estabelece com o público e com a mídia uma rede de informação e de mediação considerando as dificuldades de se sustentar um arquivo de dança no Brasil. Embora estejam sendo criadas várias instituições de memória pelo país, o poder público brasileiro pouco tem valorizado a preservação dessa memória cultural, documental e monumental. Fundamentado em autores que abordam a questão da memória, do esquecimento e da preservação de acervos culturais, vistos como instituições que estão sempre em transformação, este trabalho tem como campo de investigação as relações entre artes do corpo, comunicação e cultura.Referências
BANES, Sally. On Your Fingertips: writing dance criticism. Hannover: Wesleyan University Press, 1994.
BERNARD, Michel. De la création chorégraphique. Paris: CND, 2001. BURT, Ramsay. Genealogy and dance history. In Of the presence of the body, André Lepecki (ed). Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 2004: 29-44
GREINER, Christine. O registro de dança como pensamento que dança. Revista D’Art, Secretaria Municipal de Cultura. São Paulo, 2002.
KATZ, Helena. Um, dois, três: a dança é o pensamento do corpo. Belo Horizonte: Fid, 2005
LAUNAY, Isabelle (dir.). Les carnets Bagouet. Besançon, Les Solitaires Intempestifs, 2007.
LIMA, Mariângela Alves de. Documentando a fugacidade da arte cênica. Revista D’Art, Secretaria Municipal de Cultura. São Paulo, 2002.
LOUPPE, Laurence. Le corps visible. In L’histoire de la Danse. Paris: CND, 2007: 46-54.
ROUSIER, Claire & SEBILLOTTE, Laurent. Pour une recherche en danse. Revista Rue Descartes (44), 2004: 96-105.