A religião afro-brasileira como critério de autenticidade do teatro negro? (texto em francês)

  • Christine Douxami Université de Franche-Comté

Resumo

A comunicação abordara a presença do candomblé dentro do teatro negro, apoiando-se na dramaturgia. Veremos rapidamente o que foi definido como teatro negro, historicamente e tentou dar uma definição nova do que é “ser negro” no Brasil. Trata-se de demonstrar como o uso da religião afro-brasileira na dramaturgia do teatro negro é usado, não pelo seu aspecto espetacular, mas como um dos elementos distintos que permite reivindicar uma alteridade específica, o que viabiliza a existência de um teatro diferente do clássico “branco”,ou seja um teatro negro militante.

Referências

ADAMOV Arthur, Ici et maintenant, Gallimard, Paris, 1964, 240 p.

ALMADA Sandra, Damas Negras : sucesso, lutas, discriminação, ed. Mauad, Rio de Janeiro, 1995, 239 p.

AMEY Claude (org.), Le Théâtre d’Agit Prop (de 1917 à 1932), Tome II et IV. La Cité, L’Age D’homme, Lausanne, 1978, 169 p. et 239 p.

BOAL Augusto, Méthode Boal de Théâtre et Thérapie : L’Arc en Ciel du Désir, Ramsay, Paris, 1990.

BRECHT Bertolt, « Petit Organon pour le Théâtre », in Ecrits sur le théâtre, tome II, (6 ° ed.) l’Arche, Paris, 1963.

BRECHT Bertolt, Ecrits sur le théâtre, tome 1, L’Arche, Paris, 1972, 659 p.

CALMON Francisco, Relação das Faustíssimas Festas, Funarte/INF, Rio de Janeiro, 1982, 62 p.

CAMARA CASCUDO Luis da, Dicionário do folclore brasileiro, Instituto nacional do livro, Rio de Janeiro, 1962, 2e ed. 2 V.

CASTRO Ruy, O anjo pornográfico, Companhia das Letras, São Paulo, 1992.

CESAIRE Aimé, La Tragédie du Roi Christophe, Présence Africaine, Paris, 1970, 153 p. (première édition 1963)

CHALAYE Sylvie, Le syndrome Frankenstein, Afrique noire et dramaturgies contemporaines, Editons Théâtrales, Paris, 2004, 141 p.

CHALAYE Sylvie, Nouvelles dramaturgies d’Afrique noire francophone, Rennes, 2004, 186 p.

COSTA Haroldo, “Memória da dança”, in ARAUJO Emanoel (org.), A Mão Afrobrasileira, Fundação Emiliano Odebrecht, São Paulo, 1998, pp. 361-369.

COSTA Haroldo, “O negro no Teatro e na TV”, Estudos Afro-asiaticos, Rio de Janeiro, n°15, Juin 1988, pp. 76-83.

DUVIGNAUD Jean, Sociologie du théâtre, PUF, Paris, 1965, 588 p.

EDWARDS Flora Mancuso, The theatre of the black Diaspora, a comparative study of black drama in Brazil, Cuba and the United States, Thèse de doctorat, New York State University, New Yok, 1975.

FABRE Geneviève, Le théâtre noir aux Etats Unis, ed. CNRS, Paris, 1982, 354 p.

FANON Frantz, Peau noire, masques blancs, Points Essais ed. du Seuil, 1971, 188 p. (1 ere ed. 1952)

FERNANDES Florestan, “O teatro negro”, in O Estado De São Paulo, 10.02.1962 reproduit in NASCIMENTO Abdias (org.), Testemunhos, GRD, Rio de Janeiro, 1966, pp. 165-170.

FREU Christian, « Culture Populaire, culture de masse », in Théâtre Public, n°30, Nov-Dez de 1979, Paris, pp. 4-11.

GARCIA MENDES Miriam, A personagem negra no teatro brasileiro, Atica, São Paulo, 1982, 205 p.

GARCIA MENDES Miriam, O negro e o teatro brasileiro entre 1889 e 1982, Fundacen, Rio de Janeiro, 1988, 207p.

GUINGANE Jean Pierre, “Teatro e transgressão”, in O correio da Unesco, Janeiro 1998, pp. 12-15.

HATCH James V. et HAMALIAN Leo (org.), Lost plays of the Harlem Renaissance 1920-1940, Wayne State University Press, Detroit, Michigan, 1996, 467 p.

HATCH James V. et SHINE Ted (org.), Black Theater U.S.A., plays by African American 1847-1938, The Free Press, New York, 1996, 413 p.

HATCH James V. et SHINE Ted (org.), Black Theater U.S.A., plays by African American 1935-today, The Free Press, New York, 1996, 505 p.

KOUVOUAMA Abel, “Sony Labou Tansi ou l’Utopie pratiquée”, in Sony Labou Tansi ou la quête permanente du sens, L’Harmattan, Paris, 1997, pp. 95-106.

KWAHULE Koffi, Big Shoot, Edition Théâtrales, Paris, 2000, 105 p.

KWAHULE Koffi, Misterioso 119, Edition Théâtrales, Paris, 2005, 94 p.

LIGIERO Zeca, Cultura afro-brasileira : imagem e performance, Funarte, Rio de Janeiro, 1998.

MAKHELE Caya, « Théâtres d’Afrique noire », in Alternative Théâtrales 48, Bruxelles, pp. 1-69.

NASCIMENTO Abdias, Dramas para negros e prólogo para brancos : antologia de teatro negro-brasileiro, ed. Teatro Experimental do Negro, Rio de Janeiro, 1961, 417 p.

NEVEUX Olivier, Théâtres en lutte, La découverte, Paris, 2007, 321 p.

SENGHOR L.S., « éléments constructifs d’une civilisation négro-africaine » Présence Africaine, n° 24-25, Paris, 1959.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade