O personagem radiofônico: um exercício sobre texto e subtexto

  • Mirna Spritzer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo relata um exercício com a peça radiofônica descrevendo o sistema de trabalho e sua reflexão. Apresenta a experiência radiofônica como possibilidade de exercitar o texto e o subtexto de forma orgânica, tendo como foco a voz e a palavra. Busca-se assim, refletir sobre a prática radiofônica, em que se inclui um sistema de gravação e audição, como exemplar para compreensão das possibilidades de composição de personagem. Entende que O subtexto radiofônico estrutura o personagem, dando uma linha consistente para sua trajetória que precisa existir sonoramente. Para isso, utiliza-se de referências como Constantin Stanislavski e Rudolph Arnheim.

Referências

ARNHEIM, Rudolf. Estética Radiofónica. Barcelona: Gustavo Gilli, 1980.

AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia. Construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989.

SPRITZER, Mirna. A formação do ator: um diálogo de ações. Porto Alegre: Mediação, 2003.

KLIPPERT, Werner. Elementos da linguagem radiofônica. In: SPERBER, George Bernard. Introdução a Peça Radiofônica. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1980.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

_____. Manual do ator. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Publicado
2018-05-17
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade