A (RE) CRIAÇÃO DA DANÇA DE CONGADA: SANTA LUZIA DA SERRA (MG)

  • Giselda Shirley da Silva Universidade de Brasília

Resumo

Esta proposta de pesquisa se efetiva a partir de olhares lançados sobre a performance dos dançantes da Congada de Santa Luzia da Serra, município de João Pinheiro, Minas Gerais em 2008. Busca-se fazer reflexões sobre a performance dos congadeiros na dança apresentado em nome da fé e religiosidade de pessoas simples, mas que se percebem como responsáveis pela manutenção da fé em Nossa Senhora do Rosário exercendo o papel de guardiões desta arte religiosa. Para se compreender a performance e as transformações ocorridas na Congada de Santa Luzia, recorreu-se às narrativas orais, histórias de vida, os quais foram os eixos norteadores das reflexões, analisadas à luz de referenciais teóricos.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O Divino, O Santo e A Senhora. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.

RIOS, Sebastião. Os cantos da festa do reinado da Nossa Senhora do Rosário e da Folia de Reis. Sociedade e Cultura, janeiro-junho, ano/volume 09, número 001, Universidade Federal de Goiás: Goiânia: 2006.

STORT, Eliana V.R. Cultura, imaginação e conhecimento: a educação e a formalização da experiência. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1993.

TEIXEIRA, J.G.L.C. & Gusmão, R. Performance, tecnologia e sociedade. In: Teixeira, J.G.L.C. & Gusmão, R. (eds.) Performance, cultura e espetacularidade. Brasília: Editora UnB, 2000.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance