“Índios Tapuias”: sacrifício-ritual

  • Ilo Fernandes da Costa Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho pretende analisar a magia no ritual dos “Índios Tapuias”. Nosso objetivo é analisar o sacrifício e ressurreição do caçador pelo feiticeiro no ritual dos “Índios Tapuias”. Interpretamos a morte e o ato de jogar o caçador e seus escravos na fogueira como uma encenação do sacrifício que nos remete ao mito universal do deus agonizante. Concluímos que pela sua riqueza simbólica, a performance dos Índios Tapuias confere a si mesmo suntuosidade e importância cerimonial enquanto representação cênica sendo talvez uma performance afro-ameríndia-portuguesa forjado no caldeirão étnico-cultural brasileiro.

Referências

AUGÉ(et al), Marc. A Construção do Mundo: religião, representações, ideologia. Trad. de Isabel Braga. São Paulo: Martins Fontes, 1974.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo/Brasília: Hucitec/Edunb, 1993.

FONTENELLE, Raposo. Nota Introdutória.IN: DUVIGNAUD, Jean. Festas e Civilizações. Trad. de L. F. Raposo Fontenelle. Fortaleza: EDUFCe; Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Ltc, 1989.

GUERREIRO, Goli. A trama dos Tambores: a música afro-pop de Salvador. Coleção Todos os Cantos. Capinas-São Paulo: 34, 2000.

PAVIS, Patrice. A análise dos Espetáculos. Coleção Estudos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. Com uma introdução à obra de Marcel Mauss de Claude Levi- Strauss. Trad. de Lamberto Puccinelli. São Paulo: Epu, V. 1, 1974.

SAHLINS, Marshall. Como pensam os "Nativos": sobre o Capitão Cook, por exemplo. Trad Sandra Vasconcelos. São Paulo: Edusp, 2001.

TURNER, V. W. O Processo Ritual: Estrutura e Anti-Estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance