MÚSICA E DANÇA: A PERFORMANCE COMO CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS EM SÃO DOMINGOS, PARACATU (MG)

  • Vandeir José da Silva Universidade de Brasília

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar a música e a dança de caretagem enquanto espaço de performance na construção/reconstrução da identidade dos tocadores na comunidade de remanescentes de quilombo, São Domingos, Paracatu (MG). Para a realização dessa pesquisa, utilizou-se da metoetnografia, uma vez que foram feitas gravações, fotografias das festas e adotou-se diário de campo. É a partir das músicas tocadas, cantadas e dançadas que se percebem como essas práticas configuram em espaços de apropriação e identidade pela comunidade, em específico pelos dançantes e tocadores na festa. Tendo-se assim uma visão do território simbólico que a musicalidade manifesta no espaço da mesma, possibilitando a construção da identidade local.

Referências

BARROSO, Oswaldo. A performance no teatro popular tradicional. In: TEIXEIRA, João Gabriel L. C. Performance, Cultura e Espetacularidade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000.

BOSI. Ecléa. Memória e Sociedade – Lembrança de Velhos. 5ªed. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.

Publicado
2018-05-17
Seção
Estudos da Performance