Histórias do quotidiano: teatralidade e subjetividade coletiva

  • Inés Carolina Pérez-Wilke Universidade Federal da Bahia

Resumo

Estudo das qualidades estética das narrações de vida do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas, na Federação, Salvador/Bahia; partindo das noções de memória, cotidiano e imaginário, quando levadas ao contexto cênico e as implicações políticas deste fato em relação a grupos marginalizados neste caso abordando o tema de Gênero. Caracterizá-la de tal modo supõe estudar a experiência estética como fator determinante nas dinâmicas da subjetividade coletiva e o conseguinte impacto nos processos sociais. Implicando a revisão das teorias de Felix Guattari com respeito à subjetividade coletiva e seus agenciamentos assim como os estudos etnocenologicos sobre teatralidade e espetacularidade de Armindo Bião.

Referências

BIÃO, Armando. “Theatralité” et “spestacularité”: Une aventure tribale contemporaine à Bahia. 1990.

Tese Tomo I. (Doutorado em ciencias Humanas) Universite Paris V “Rene Descartes”, Ciências Humanas –Sorbonne. GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

GUATTARI, Felix. Caosmose: Um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.

Publicado
2018-05-17
Seção
Etnocenologia