O Teatro de Cordel da Bahia sob a Perspectiva da Etnocenologia

  • Makarios Maia Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Texto dirigido ao GT – Etnocenologia do V Congresso da ABRACE para uma Comunicação oral. Nele, aborda-se o Teatro de Cordel através da perspectiva de estudos da Etnocenologia. Tal perspectiva busca compreender de modo profundo, na forma de uma reflexão crítica, como se processa a criação artística do teatro profissional que apresenta matrizes estéticas e culturais advindas dos folhetos da Literatura de Cordel. Este trabalho é o resultado de pesquisa de doutorado realizada em Salvador/BA, analisando espetáculos de teatro que apresentem a característica do verso popular de cordel, produzidos nos últimos anos.

Referências

BIÃO, Armindo. Etnocenologia, uma introdução. In: GREINER, Christine; BIÃO. A. J. de C. (Orgs.). Etnocenologia – Textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1999, pp. 15-21.

BIÃO, Armindo. Teatro de Cordel na Bahia e em Lisboa. SCT, 2005.

BIÃO, Armindo. Um léxico para a etnocenologia: proposta preliminar. In: BIÃO, A. J. de C. (Org.) Anais do V Colóquio de Internacional de Etnocenologia. Salvador: GIPECIT/PPGAC/UFBA (Fast Design), 2007.

PAVIS, Patrice. A análise de espetáculos. Trad.: Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PEDREIRA, Cláudia; LESSA, Cláudia. De caminhão, de trem, de navio. In: MEIRELLES, Marcio (Org.). Teatro de cabo a rabo – Do Vila para o interior e vice versa. Salvador: P555 Edições/Teatro Vila Velha, 2004, pp. 21-51.

Publicado
2018-05-17
Seção
Etnocenologia