Ler Grotowski: entre textos e práticas, História e histórias

  • Tatiana Motta Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Essa comunicação tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre a maneira como a obra e o percurso de Grotowski têm sido estudados. Ela propõe também uma leitura de Grotowski que passe pela análise detalhada de seus textos e de sua terminologia no sentido de vê-los em interação permanente – em revezamento, em entrecruzamento, em fricção – com as práticas experimentadas pelo artista. Busca-se, assim, uma possibilidade de leitura que não caia nem na ilusão de unificação da obra, através da busca por uma certa filosofia do autor, nem em uma fetichização da prática que acabe por negar aos textos e à terminologia a possibilidade de serem veiculadores de um conhecimento experimental.

Referências

ATTISANI, Antonio. Un teatro apocrifo. Milão:Edizioni Medusa, 2006.

BIAGINI, Mario & ATTISANI, Antonio (orgs.). Opere e Sentieri II - Jerzy Grotowski. Testi 1968-1998. :Bulzoni Editore, 2007 (Bulzoni Editore).

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In : AMADO, J. & FERREIRA, M. M. (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro : Fundação Getúlio Vargas, 1996.

DE MARINIS, Marco. La parábola de Grotowski: el secreto del 'novecento' teatral. Buenos Aires: Galerna, 2004.

FLASZEN, Ludwik & POLLASTRELLI, Carla (orgs.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski (1959-1969). São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Edições SESCSP/Perspectiva, 2007.

GROTOWSKI, Jerzy. Da Companhia Teatral à Arte como Veículo. In: FLASZEN, Ludwik & POLLASTRELLI, Carla (org.). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski (1959-1969). São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro/Edições SESCSP/Perspectiva, p.226-243, 2007.

SCHECHNER, Richard & WOLFORD, Lisa (orgs.). The Grotowski Sourcebook, New York: Routledge, 1998.

TAVIANNI, Ferdinando. Grotowski posdomani. Ventuno riflessioni sulla doppia visuale. Revista Teatro e Storia, XIII-XIV, p.391-420, 1998/99.

Publicado
2018-05-17
Seção
Etnocenologia