O lundu de Maria Baderna: apontamentos de pesquisa

  • Adriana Schneider Alcure Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Esta comunicação tem por objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa de pós-doutoramento intitulada: “As danças características no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX: o lundu de Maria Baderna”. Para reconstruir o lundu dançado por Baderna, bailarina clássica italiana que chegou ao Brasil em 1849, apresentarei nesta comunicação a verificação do lundu como gênero musical e as diversas possibilidades de entendê-lo em sua diversidade, implicando em uma análise rítmica dos diversos tipos de lundu.

Referências

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albim. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss; Instituto Cultural Cravo Albin; Editora Paracatu, 2006.

ANDRADE, Mario de. “Ritmo”; “Lundus e Modinhas”. IN: Ensaio sobre Música Brasileira. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2006. (24-31; 116-119).

ARAÚJO, Mozart de. A modinha e o lundu no século XVIII. São Paulo: Ricordi, 1963.

BARBOSA, Domingos Caldas. Viola de Lereno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.

BLASIS, Carlo. The code of Terpsichore. The art of dancing. Tradução para o inglês de R. Barton. 2ª edição. Londres: Edward Bull, Holles Street, 1831.

Em The Library of Congress - http://www.loc.gov/index.html. CORVISIERI, Silverio. Maria Baderna: a bailarina de dois mundos. Rio de Janeiro: Record, 2001.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Cia das Letras, 1987.

____. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

LE GOFF, Jacques. “Prefácio”; “História”; “Passado/Presente”; “Memória”; “Documento/Monumento”. IN: História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003. (7- 171; 207-233; 419-476; 525-541).

MAUSS, Marcel. “As técnicas do corpo”. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. (399-422)

RABETTI, Beti. “Breves considerações sobre a pesquisa da história do ator”. IN: História do ator, história da atuação a performance e o passado. Folhetim - cadernos monográficos – volume 3. Rio de Janeiro: Laboratório de Estudos sobre o Cômico / Folhetim Teatro do Pequeno Gesto / 7 Letras, 2006a.

____. “Histórias de uma atuação do passado: a cena de Baderna impressa nos jornais”. IN: RABETTI, Maria de Lourdes (Beti Rabetti) (org.). Anais ABRACE IV Congresso. “Os trabalhos e os dias” das artes cênicas: ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações. Memória Abrace X. maio 2006 – UNIRIO – Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006b. (80-82)

SPIX & MARTIUS. Viagem pelo Brasil: 1817-1820. (3 vols). São Paulo: EDUSP; Belo Horizonte: Itatiaia,1981.

TINHORÃO, José Ramos. Domingos Caldas Barbosa: o poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800). São Paulo: Editora 34, 2004.

____. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: Editora 34, 1998.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo