Subvertendo hierarquias e retraçando fronteiras: gênero dramático e escrita teatral no circo-teatro de Benjamim de Oliveira

  • Daniel Marques da Silva Universidade Federal da Bahia

Resumo

A produção teatral de Benjamim de Oliveira, palhaço negro considerado o principal responsável pela consolidação do circo-teatro no Brasil, oferece importantes subsídios para o estudo das hierarquias entre os gêneros teatrais presentes no teatro brasileiro da virada do século XIX para o XX. A hipótese da presente comunicação é que, ao reunir a busca de um novo público pagante, a recombinação de elementos já existentes no universo espetacular do circo, a utilização de ritmos populares e a criação de uma dramaturgia, o circo-teatro proposto por Benjamim de Oliveira retraçou as fronteiras, subvertendo as hierarquias existentes entre os gêneros dramáticos da época.

Referências

ARTES e artistas: [Circo Spinelli]. O Paiz, Rio de Janeiro, p.7, 02 mar. 1907.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo, Perspectiva, 1999.

SILVA, Daniel Marques. O palhaço negro que dançou a chula para o Marechal de Ferro: Benjamim de Oliveira e a consolidação do circo-teatro no Brasil - mecanismos e estratégias artísticas como forma de integração social na Belle Époque carioca. Rio de Janeiro, 2004. Tese (Doutorado em Teatro). Centro de Letras e Artes. Programa de Pós-graduação em Teatro, Unirio, 2004.

SUSSEKIND, Flora. Crítica a vapor: a crônica teatral brasileira da virada do século. In Papéis colados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993.

THOMASSEAU, Jean-Marie. El melodrama. Ciudad del México, Fondo de Cultura Econômica, 1989.

VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar: teatro de revista brasileiro...Oba! Campinas: UNICAMP, 1996.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo