A cenografia como elemento de construção do trágico: Medéia, de Antunes Filho

  • Gilson Moraes Motta Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

A comunicação busca expor parte do resultado da pesquisa de Pós-Doutorado que vem sendo realizada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO) sobre o espaço cênico e a cenografia nas montagens de tragédias gregas realizadas na cena brasileira contemporânea. Esta comunicação aborda dois espetáculos produzidos pelo diretor Antunes Filho no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) do SESC São Paulo: Medéia, de Eurípides, produzida em 2001 e Medéia 2, nova versão do primeiro espetáculo, realizada em 2002. A partir da descrição e da análise da cenografia dos dois espetáculos, buscaremos mostrar como a cenografia pode contribuir para a elaboração do conceito de trágico.

Referências

NÉSPOLI, Beth. Antunes Filho renova a tragédia de Medeia. O Estado de São Paulo, São Paulo, 25 de julho de 2001. Caderno 2.

PEREIRA, Daniel M. A. Medeia nas malhas do tempo. Londrina: UEL, 2006.

VERNANT, Jean-Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Brasiliense, 1988.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo