Jouvet e Ziembinski – As inovações na iluminação cênica brasileira

  • Ivo Godois Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vera Collaço Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O Francês Louis Jouvet (1887-1951) foi pesquisador também na área de iluminação. Como diretor de espetáculos passou pelo Brasil nos anos de 1941/42. Dentre os vários admiradores da temporada, estavam integrantes do Grupo os Comediantes que mais tarde encenaram a peça Vestido de Noiva, texto de Nelson Rodrigues. Esta montagem traz inovações nos cuidados com a iluminação e torna-se um divisor de águas na área. Este texto procura trazer apontamentos de dados buscando uma ligação entre o trabalho de Louis Jouvet e a modernidade na iluminação cênica.

Referências

APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva. Lisboa: Arcádia, s/d.

BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. SP: Perspectiva, 2000.

COPEAU, Jacques. “A Improvisação”. In: Registros III. Os Registros do Vieux Colombier (velho pombal). Textos coletados e estabelecidos por Marie-Hélène Dastré e Suzanne Maistre Saint-Denis. Paris: Gallimard, 1979. Coleção Práticas do teatro – Tradução de José Ronaldo Faleiro.

DORIA, Gustavo. Moderno teatro brasileiro. RJ: SNT, 1975.

PONTES, Heloísa. Louis Jouvet e o nascimento da crítica e do teatro brasileiro modernos. In: Anais XXIV ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, Petrópolis, RJ, 2000. http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/anpocs00/gt10/00gt1034.doc - Acesso: 26 de abril de 2008.

REDONDO JUNIOR. O Teatro e sua Estética. Lisboa: Arcádia, s/d.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo