DO CLASSICISMO FRANCÊS À ESCOLA MODERNA: um estudo comparativo sobre a estética vocal de Sarah Bernhardt e Eleonora Duse

  • Lidia Becker Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Na ausência de fontes primários, elaborou-se a pesquisa com base da recepção − biografias e críticas da época − analisando-se os efeitos que a arte de Sarah Bernhardt e Eleonora Duse causavam no público e na crítica. Propõe-se um diálogo com os demais elementos da cena, como agente facilitador no processo de criação do espetáculo. Entende-se que a voz tem historicidade, estética própria e os seus próprios padrões metodológicos. PALAVRAS-CHAVE: estética vocal, historicidade, voz em cena.

Palavras-chave: estética vocal historicidade voz em cena.

Referências

ASLAN, Odette. Ator no século XX. São Paulo: Perspectiva, 1994.

ATTALI, Jacques. Bruits. Paris, Presses Universitaires de France, 1977.

BECKER, Lidia. Estudo sobre voz e idiomas. In: Voz - Diversos Enfoques em Fonoaudiologia, (Valle, M. Org.). Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

BEHLAU, Mara. & RUSSO, Iara. Análise Acústica do português brasileiro. São Paulo: Lovise, 1993.

BÉRENDT, Rachel. Sarah Bernhardt en mi recuerdo. Buenos Aires: Uiau, 1945.

BERNHARDT, Sarah. Mémoires de Sarah Bernhardt. Paris: Eugène Fasquelle Éditeur, 1923.

__________. L’Art du théâtre. Paris: L’Harmattan, 1993.

BEUTTENMÜLLER, Glorinha. & LAPORT, Nelly. O despertar da comunicação. Rio de Janeiro: Enelivros, 1995.

__________. Expressão vocal e expressão corporal. 2ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 1992.

BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. 2ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

DULLIN, Charles. Souvenirs et notes de travail d’un acteur. Paris: Librairie Théâtrale, 1985.

DUVIGNAUD, Jean. O papel do ator nas sociedades liberais. In: Sociologia do comediante. Rio de Janeiro: Zahar, 1972:111-154.

GASSNER, Joseph. Teatro. Coleção Mestres do Teatro II. São Paulo: Perspectiva, 1980.

KUSNET, Eugênio. Ator e método. Rio de Janeiro: INACEN, 1985.

SUSSEKIND, F.; DIAS, T.; AZEVEDO, C. (orgs.) A interpretação segundo Eleonora Duse. In: Vozes femininas – gêneros, mediações e práticas da escrita. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003: 363-369.

NOVARINA, V. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.

OLIVEIRA, D. Voz na Arte: uma contribuição para o estudo da voz falado no teatro. In: Voz em Cena.

GUBERFAIN, J.C. (org.). Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

REINHARDT, M. A vida de Eleonora Duse. Rio de Janeiro: José Olímpio Editora, 1940.

RESENDE, Beatriz. O classicismo francês. In: O teatro através da história. v.1. O teatro ocidental. Rio de Janeiro: CCBB/Entourage, 1994.

RICHARDSON, J. Sarah Bernhardt and her world. Nova York: Putnam, 1977.

ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ROUBINE, Jean Jacques. A Linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PINHO, S. Tratando os distúrbios da voz. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

PONTIERO, G. Eleonora Duse. Vida e Arte. São Paulo: Perspectiva, 1995.

STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. 4.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

Monografias, Dissertações e Teses consultadas:

BECKER, L. Por uma estética da voz em cena: harmonização de conteúdo e expressão sob a ótica do Método Espaço-Direcional Beuttenmüller. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação da

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2007.

BECKER, L. Descrição e análise comparativa da entoação expressiva do português em falantes estrangeiros: experiência desenvolvida na clínica fonoaudiológica. Monografia de Especialização em Voz, apresentada à Coordenação da CLINVOZ, Niterói, 2003.

OLIVEIRA, D.S.F. de. A explosão da voz no teatro contemporâneo: uma análise espectrográfica da voz de grande intensidade no espaço cênico. Rio de Janeiro: Dissertação de Mestrado apresentada à Coordenação

do Curso de Pós-Graduação de Teatro da UNI-RIO, Junho, 1997.

_________. Distúrbios vocais e problemas de entoação: estratégias articulatórias e correlatos acústicos. Tese de Doutoramento apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, Área de concentração em

Estudos da Linguagem, Universidade Federal Fluminense. Niterói: UFF/RJ, 2004.

Obras em periódicos:

ALCANDRE, J.J. As articulações do espaço teatral. In: Folhetim: n° 16, 2003.

BERNSTEIN, A. Atos da fala, representação teatral e teorias da performance. In: Folhetim, n° 20: 59-71, 2004.

MATHER, C. A representação política pós-morten de Eleonora Duse. In: Theatre Survey, v. 45, nº.1, 2004: 5-29.

OLIVEIRA, D. Sonorização, Fisionomia e Gesto na Construção Vocal do Ator. In: Saúde, Sexo e Educação, Rio de Janeiro, 2000.

RABETTI, B. Eleonora Duse por Silvio D’Amico: a interpretação que se esconde. In: Folhetim, n° 20. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, Jul-Dez 2004: 23-33.

VELHO, G. Memória, identidade e projeto. Uma visão antropológica. In: Revista TB, n° 95, Rio de Janeiro, 1988.

Obras institucionais:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Anais do primeiro congresso brasileiro de língua falada no teatro. Rio de Janeiro: MEC, 1958.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. O teatro através da história. Volume 1. O teatro ocidental. Rio de Janeiro: CCBB/Entourage, 1994.

Sítios consultados para Eleonora Duse:

www.funarte.gov.br

www.brasilcult.pro.br

www.mixbrasil.uol.com.br

www.allabouts.com.br

http://hps.infolink.com.br

www.dionisius.hpg.ig.com.br

www.farpasteatro.com

www.cini.it/fondazione

http://win2nt203.digiweb.com.br

www.italiadonna.it

www.museionoline.it

www.teatroallascala.org

www.museumland.com

www.museopoldipezzoli.it

www.letteraalfemminile

www.special.lib.gla.ac.uk

www.bookreporter.com

www.akkuaria.com

Sítios consultados para Sarah Bernhardt:

http://search.eb.com

www.paris.org. expo/belleepoque/bernhardt.html

www.jewishencyclopedia.com

www.novomilenio.inf.br

www.venexia.com

www.arqnet.pt

www.cinema.terra.com.br

www.letras.puc-rio.br/catedra/revista

www.tvcultura.com.br

http://divirta-se.correioweb.com.br

http://vozesbrasileiras.com.br/home.html

http://win2nt203.digiweb.com.br/cgi-bin/delta.exe/galeria/vozoteca#

http://www.templeresearch.eclipse.co.uk/sarah/Recs.htm#08

http://vvl.lib.msu.edu/showfindingaid.cfm?findaidid=Bernhardt

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo