Tirando a máscara: a questão racial nas artes cênicas

  • Mara Lucia Leal Universidade Federal da Bahia

Resumo

Com esta comunicação relato os atuais encaminhamentos de minha pesquisa de doutorado, na qual pretendo responder a seguinte pergunta: Como as artes cênicas têm dialogado com os diferentes mitos raciais existentes no Brasil? Aqui trato de uma das conseqüências de se tomar a diferença racial como forma de exclusão do outro e sua repercussão no teatro: a tentativa de apagamento do indivíduo negro como ator social e seu conseqüente sumiço da cena até meados do século XX. No texto dramático isso se dava pela pouca construção de personagens negras ou pela reiteração dos preconceitos sociais; no texto cênico através do blackface, ou seja, essas personagens eram representadas por atores brancos pintados. Relato, então, alguns exemplos de práticas que tentaram reverter essa cena toscamente pintada.

Referências

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SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo, Companhia das Letras, 1993.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo