O biográfico no novo teatro portenho

  • Paula Fernández Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires

Resumo

O presente trabalho reflete sob a importância que o gênero biográfico adquire nos espetáculos do denominado “novo teatro portenho”, analisando alguns ciclos realizados durante a década do 2000 na cidade de Buenos Aires(Proyecto Museos; Proyecto Biodrama; Proyecto Archivos,Proyecto 05, etc).O propósito é indagar na forma de construção que utiliza o “real” para crear uma ficção autônoma que de maneira fragmentada, diluída, e/ou distorcida permite inferir um referente (objeto, pessoa, história)tomado da realidade. Ë uma reflexão sobre o jogo que se estabelece entre realidade – ficção e sob a decomposição dos limites “do real”.

Referências

CRUZ, A. Yo fui testigo. La Nación. Buenos Aires: 6 de agosto de 2005.

SOSA, C. Cuéntame tu vida, Página 12. Buenos Aires: 17 de octubre de 2004.

TRASTOY, B. La escritura autobiográfica en el escenario y en la pantalla: una cuestión de estilos, www.telondefondo.org.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo