A MALDIÇÃO DO VALE NEGRO: ASPECTOS DO MELODRAMA DO CIRCO-TEATRO QUE SUBSIDIARAM A MONTAGEM

  • Paulo Merisio Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Esta comunicação apresenta resultados parciais do projeto docente O melodrama como recurso poético para encenadores, em andamento no âmbito do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Tem como objetivo principal apontar aspectos do melodrama circense teatral presentes no processo de encenação do espetáculo A maldição do Vale Negro, texto de Caio Fernando Abreu e Luiz Arthur Nunes, realizado pelo grupo Trupe de Truões em Uberlândia/ MG e dirigido por mim.

Referências

DUARTE, Regina Horta. Noites Circenses: espetáculos de circo e teatro em Minas Gerais no século XIX. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.

HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. São Paulo: Ateliê editorial, 2000.

MAINEIRI, Flávio. A Maldição do Vale Negro e os outros textos. IN: A Maldição do Vale Negro. Caio Fernando Abreu e Luiz Arthur Nunes. Coleção Teatro: textos & roteiros. Porto Alegre, IGEL/IEL, 1988.

MERISIO, Paulo Ricardo. Um estudo sobre o modo melodramático de interpretar: o circoteatro no Brasil nas décadas de 1970-1980 como fonte para laboratórios experimentais. 2005. Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-graduação em Teatro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2005.

THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama. Tradução e notas Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo