O caráter e o tipo no trabalho da máscara cômica

  • Vinicius Torres Machado Universidade de São Paulo

Resumo

Procuramos diferenciar o que vem a ser um tipo e um caráter no do trabalho da máscara cômica expressiva com tradição na commedia dell’arte. Entendemos o caráter como a somatória de traços éticos que podem variar de acordo com a organização das ações em determinada fábula. Já o tipo seriam os elementos constantes da representação do ator e que não se alteram independente da fábula em que esteja inserido. No trabalho da máscara o tipo e o caráter são forças que podem atuar ao mesmo tempo na constituição do agente.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

BELLONI, Arthur. Um teatro sem caráter (Traços de uma paisagem em suspensão). 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)- Curso de Pós Graduação em Teoria e Prática do Teatro. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BERGSON, Henri. O Riso: Ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

TAVIANI, Ferdinando. Positions du Masque dans la commedia dell’arte. In: ASLAN, Odette. Le Masque: du rite au théatre. Paris CNRS, 1998.

Publicado
2018-05-17
Seção
História das Artes e do Espetáculo