O teatro e a imagem

  • Joaquim Gama Universidade de São Paulo

Resumo

A história da arte está repleta de referências entre o teatro e a imagem, configurando-se num fenômeno inseparável e com trocas entre si. Diderot afirmava que o espetáculo teatral precisava ser percebido como aparência, assim como a pintura. Artistas do teatro moderno acreditavam que ao bombardear o espectador com múltiplas imagens, seria possível tirá-lo da imobilidade contemplativa. A encenadora Ingrid Koudela vem realizando uma série de experimentos teatrais, tendo a imagem como modelo de ação. Gravuras de Peter Brueghel, o Velho, Os sete pecados capitais (1556-1557), foram o ponto de partida para o espetáculo Chamas na penugem (2008). A encenação tem propostas estéticas e pedagógicas que envolvem a corporeidade dos jogadores, a visualidade do teatro de animação e textos sonoros.

Referências

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FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1973. GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: L.T.C, 1999.

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PILLAR, Analice Dutra. A leitura da imagem. In Perspectivas em Artes Plásticas. Porto Alegre: UFRGS/ANPAP, 1993, p.p. 77-86.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação