Diálogo entre saberes: a formação extra-curricular do professor de teatro

  • Ricardo Carvalho de Figueiredo Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O projeto ora apresentado tem como foco a formação do professor de teatro numa perspectiva extra-curricular, ou seja, pensada para além das disciplinas curriculares e em contato com a comunidade ouro-pretana, visando, principalmente o conhecimento teatral prévio que esse educando traz consigo mesmo antes de sua inserção na graduação. Uma primeira experiência da proposta foi iniciada durante o semestre letivo de 2006/2, quando fui professor substituto dessa Instituição. Novas questões são trazidas para essa discussão e, sugere-se um programa de ensino que, além de apresentar resultados, indica modos de produzir conhecimento na área da pedagogia do teatro.

Referências

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978. DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. PROFESSOR DE TEATRO EM (TRANS)FORMAÇÃO: a aula universitária como espaço de investigação. In: IV Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Belo Horizonte: UFMG, 2007.

Publicado
2018-05-17
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação